Biblioteca da FSP adquire mais completo compêndio sobre saúde e direitos humanos

Publicado em Cultura, Saúde por em

Da Assessoria de Imprensa da FSP

Tido como o mais completo compêndio sobre saúde e direitos humanos, Health and human rights – in a changing world é a novidade do mês no acervo da Biblioteca da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. A obra  reúne uma coletânea de artigos originais sobre o tema, em uma perspectiva global. Discutindo questões relevantes, como ética e governança, e seus impactos sobre as políticas de saúde pública, o livro aborda em profundidade uma dimensão muito negligenciada e pouco estudada, mas essencial para o campo da saúde, apresentando tanto a perspectiva teórica quanto questões muito práticas. O público albo é uma ampla gama de profissionais de saúde.

Dividida em cinco grandes áreas, distribuídas em mais de 600 páginas, a obra contextualiza o campo com ensaios fundamentais, seguidos de tópicos de discussão, perguntas e indicação de textos complementares. Na primeira parte é apresentada uma visão geral que estabelece a base de conhecimento essencial em saúde e de direitos humanos. A segunda parte traz as noções e os métodos do conceito de governança para a aplicação das abordagens baseadas em direitos humanos na área da saúde.

A terceira parte lança luz sobre questões que envolvem populações e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, que demandam proteção especial. Nessa sessão, os artigos ressaltam que a saúde e os direitos humanos em qualquer nação e qualquer comunidade são determinados pelo que é ou não é feito a favor dos mais necessitados. Em seguida, os artigos se concentram em apontar as deficiências de sistemas públicos nos quais a questão da saúde e dos direitos humanos tem sido reconhecida, às vezes apontada como prioridade, mas ainda são insuficientemente atendidas, resultado da negação do Estado, falta de vontade ou incapacidade em atuar sob essa perspectiva.

Na quinta parte, os estudiosos analisam a relevância do paradigma da saúde e direitos humanos para um mundo em mudança, ressaltando os desafios globais contemporâneos e apontando possíveis respostas.

Organizada pelos professores Michael A. Grodin e George J. Annas, da Boston University (Estados Unidos), Daniel Tarantola, da University of New South Wales (Austrália), e Sofia Gruskin, da University of Southern California (Estados Unidos), a obra traz uma nota de conclusão que reúne os temas-chave do conjunto de artigos, tentando projetar uma visão do futuro.

A lista completa de novidades do acervo da Biblioteca está disponível neste link. Os novos livros também encontram-se em exposição no térreo da Biblioteca.

Mais informações: site http://bibfsp.blogspot.com.br/

.