Revista de História traz dossiê sobre história indígena e colonial do Brasil

A segunda parte da revista conta ainda com quatro artigos que utilizam a análise crítica documental para contribuírem para a compreensão de aspectos peculiares da história social, econômica e científica do Brasil entre os séculos 19 e 20.

Do Boletim Acontece na FFLCH

Acaba de ser lançada a 168ª edição da Revista de História. Este novo volume é composto por dois conjuntos de textos: o primeiro é constituído pelo dossiê O Atlântico Equatorial: sociabilidade e poder nas fronteiras da América portuguesa, que conta com oito artigos produzidos por especialistas em história indígena, administração colonial, movimentos migratórios e atividade missionária cristã. Em seu conjunto, oferecem uma contribuição significativa não apenas para a história indígena e colonial da região amazônica, mas também para a história colonial de modo geral, pois participam de uma das mais  importantes discussões historiográficas em curso sobre a história do Brasil.

A segunda parte desta edição da revista é composta por quatro artigos que utilizam, dentre outros métodos, a análise crítica documental para contribuírem com sucesso para o desenvolvimento do debate em suas respectivas áreas. Diários de viagem, cartas jesuíticas, processos jurídicos, artigos de jornais, relatos de técnicas de trabalho – são, para estes artigos, fontes essenciais na compreensão de aspectos peculiares da história (principalmente) social, mas também econômica e científica do Brasil entre os séculos 19 e 20. Além disso, duas resenhas de livros: uma sobre a obra organizada por Ivan Jaksic e Eduardo Posada Carbó, intitulada Liberalismo y poder. Latinoamérica en el siglo XIX, e uma da obra editada por Sinclair Bell e Teresa Rambsy, chamada Free at last! The impact of freed slaves on the roman empire.

O conteúdo da edição 168 está disponível para consulta e download gratuitos no site da Revista de História. Os exemplares impressos poderão ser comprados em breve, na sede da revista e nas livrarias Humanitas e EDUSP.

Mais informações: site http://revhistoria.usp.br/

Scroll to top