Morre professor Fernando Flávio Marques de Almeida, expoente da geologia brasileira

Almeida graduou-se em Engenharia Civil na Escola Politécnica (Poli) em 1938 e permaneceu na unidade por 35 anos. Em 1974, foi contratado pelo Instituto de Geociências (IGc) da USP.

O Instituto de Geociências (IGc) da USP informa o falecimento do professor Fernando Flávio Marques de Almeida, ocorrido na tarde do dia 2 de agosto.

O professor nasceu em 18 de fevereiro de 1916, no Rio de Janeiro, mas realizou seus estudos em São Paulo. Em 1938, graduou-se em Engenharia Civil na Escola Politécnica (Poli), unidade na qual permaneceu durante 35 anos. Até 1969, esteve em regime de tempo parcial, o que lhe permitiu ingressar e atuar em outros órgãos. Depois desta data, assumiu regime de dedicação integral à docência e pesquisa. Aposentou-se em 1974. Em 1978, recebeu da Poli o título de professor emérito.

Também em 1974, foi contratado pelo IGc, onde ficou até 1978, quando ingressou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo. Licenciou-se desse Instituto entre 1985 e 1990, sendo contratado pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“A geologia brasileira perdeu aquele que é reconhecido como um de seus maiores expoentes”, ressaltou a direção do IGc.

Compreendendo o desejo da comunidade científica em prestar-lhe sua última homenagem no ambiente acadêmico, a família do professor concordou em realizar o velório nas dependências do IGc, que ocorreu no dia 3.

Com informações do IGc e da Academia Brasileira de Ciências