ICMC participa de doação de aeronave ao Exército

Diretor do ICMC é coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), que realizou a doação ao Exército.

Em cooperação com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), cujo coordenador, o professsor José Carlos Maldonado, é diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, a AGX Tecnologia realizou a doação de um veículo aéreo não tripulado (VANT) para o Exército.

A doação aconteceu em evento realizado no Centro Tecnológico do Exército (CTEX), no Rio de Janeiro, no último dia 10 de outubro, quando foi feito um voo demonstrativo.

O VANT doado é do modelo Tiriba, que é uma aeronave elétrica operada por um sistema autônomo de navegação e controle – com piloto automático totalmente brasileiro – que pode contar com câmeras fotográficas de alta definição, sensores, câmeras termais e de vídeo convencionais. Suas principais aplicações são na área de defesa civil, monitoramento ambiental e agrícola.

A aeronave doada deve permitir que imagens e informações necessárias para o Exército possam ser obtidas de modo mais eficiente e eficaz.

A doação é um dos primeiro passos para que uma possível parceria entre o CTEX e INCT-SEC possa ser estabelecida, o que favorece a formação de recursos humanos e a produção de equipamentos integralmente nacionais, beneficiando o desenvolvimento socioeconômico, científico e tecnológico do país.

O objetivo do INCT-SEC é agregar habilidades, competências e infraestrutura necessárias para o desenvolvimento de sistemas embarcados críticos, com o intuito de capacitar a academia e a indústria brasileira no desenvolvimento científico-tecnológico de aplicações de relevância e de alto impacto econômico-social em áreas estratégicas do país, como agricultura, segurança e defesa nacional, aviação e meio ambiente.

Com informações da assessoria de imprensa do INCT-SEC

Mais informações: (16) 3373-8841, e-mail imprensa@inct-sec.org, site www.inct-sec.org