Projeto “Pesquisadores Mirins” da Esalq abre inscrições

O projeto tem o objetivo de despertar o interesse de adolescentes pelo aprendizado das ciências, o projeto trabalha o acervo do Museu como ponto de partida para o ato de pesquisar.

Caio Albuquerque / Assessoria de Comunicação da Esalq

Estarão abertas de 9 a 11 de setembro as inscrições para o projeto Pesquisadores Mirins, iniciativa coordenada pelo Museu Luiz de Queiroz da USP. Com o objetivo de despertar o interesse de adolescentes pelo aprendizado das ciências, o projeto trabalha o acervo do Museu como ponto de partida para o ato de pesquisar. A iniciativa, que teve início em 2005, proporciona aos jovens, de ensino fundamental de Piracicaba e região, a possibilidade de conhecerem peças e obras históricas referentes às ciências a partir dos seus princípios e uso em atividades agrícolas e industriais.

Os conteúdos têm associação com o aprendizado escolar dos alunos e são apresentados de forma expositiva e prática, finalizando com atividades artísticas e visitas aos departamentos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP. Após a seleção da peça do acervo, os jovens percorrem a história do seu inventor, a época na qual fora concebida, o princípio da máquina e como este tema é atualmente tratado.

As vagas são limitadas e as atividades acontecerão entre 12 de setembro e 5 de dezembro, sempre às quintas-feiras, das 13h30 às 17 horas. O projeto é voltado aos jovens de 13 e 14 anos e as inscrições poderão ser feitas, pelo responsável, pelos telefones (19) 3429-4305 ou email museulq@usp.br.

A realização é da Comissão (CCEx) e Serviço (SVCEx) de Cultura e Extensão Universitária e Seção de Atividades Culturais (SCAC) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq).

Mais informações:  (19) 3429-4305, email museulq@usp.br