Aplicativo criado por alunos do ICMC mapeia problemas urbanos de forma colaborativa

O "Cidadera" possibilita a qualquer pessoa indicar problemas como buracos nas ruas, entulho, mato alto e vazamento de água.

Denise Casatti/Assessoria de Comunicação do ICMC

Prestes a completar um mês de nascimento, a plataforma Cidadera já registra no placar 698 problemas, sendo que 15 foram resolvidos, além de mais de dois mil protestos. Desenvolvida por estudantes e ex-alunos do Instituto de Ciências, Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a plataforma é destinada ao mapeamento colaborativo de problemas urbanos, tais como buracos nas ruas, entulho, mato alto e vazamento de água.

Ao disponibilizar um site para a população, além de aplicativos para iPhone e Android, o Cidadera possibilita a qualquer cidadão apontar problemas na cidade. O GPS e a câmera disponíveis na maioria dos smartphones são utilizados pelo aplicativo para localizar no mapa onde, exatamente, está o problema, mostrando por meio de fotos todas as reclamações postadas na cidade.

Aluno do curso de Ciências de Computação do ICMC, Carlos Fialho explica que o aplicativo não está sendo usado apenas pela população de São Carlos. “Também estamos com uma presença forte em Ribeirão Preto, Rio Claro e Piracicaba, o que aconteceu muito mais rápido do que esperávamos”, contou. Até o final do ano, a ideia dos idealizadores do projeto é expandir o uso da plataforma para outros países.

Os estudantes criaram o Cidadera inspirados pela onda de protestos que tomou conta do Brasil este ano. O aplicativo é gratuito e está disponível para download na App Store e na Google Play Store. Quem não possui smartphone, pode utilizar a plataforma por meio do site www.cidadera.com.

Mais informações: (16) 3373-9666, comunica@icmc.usp.br