Reitoria recebe delegação da Mie University e sela mais um acordo de cooperação

A nova parceria prevê o desenvolvimento de ações promotoras de intercâmbio entre seus docentes e pesquisadores.

No dia 19 de agosto, a Reitoria da USP recebeu a visita da Mie University (Japão), em delegação composta por cerca de 20 pessoas, entre elas o Reitor Atsumasa Uchida, além de dirigentes, professores e alunos da universidade e representantes do Governo da Província de Mie – entre eles o governador Eikei Suzuki.

O governador lembrou que o ano de 2013 marca os 40 anos da existência de um acordo de irmandade entre o Estado de São Paulo e a Província de Mie no Japão, impulsionado pela notável presença japonesa no território paulista. Na USP, tal presença também é marcante: há muitos descendentes nos quadros da nossa universidade, entre professores, alunos e funcionários.

A Mie University já possuía um acordo de cooperação acadêmica com a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) desde 2011, que previa o envio e recebimento de alunos de graduação. Nesta visita, porém, o passo dado rumo à cooperação mútua entre as universidades foi ainda maior: a nova parceria prevê o desenvolvimento de ações promotoras de intercâmbio entre seus docentes e pesquisadores. Foram assinados também acordos entre o maior banco de Mie e o Banco do Brasil, e entre os governos do Estado de São Paulo e da Província de Mie, para incentivar a educação.

“Esta junção entre governo e universidade contribui ainda mais para o sucesso deste acordo. A assinatura deste documento é muito mais que uma carta de intenção. Assim como o Estado de São Paulo tem parceria antiga com a Província de Mie, que a USP e Mie possam estabelecer parcerias na área da educação”, afirmou o Reitor João Grandino Rodas.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais

Mais informações: http://www.usp.br/internationaloffice/