Livro aborda os 30 anos de experiência pediátrica do HU

Publicado em Notícias, Saúde, USP Online Destaque por em

Divulgar os 30 anos de experiência da equipe de pediatria do Hospital Universitário (HU) da USP. Esse é o grande objetivo do livro Pediatria Geral – Neonatologia, pediatria clínica e terapia intensiva, obra que contou com a participação de 68 profissionais de área e foi editada pelos professores da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Alfredo Elia Gilio, Ana Maria Escobar e Sandra Grisi.

A obra foi divida de forma a abranger as quatro áreas principais de atuação pediátrica do HU: pediatria clínica, ambulatorial, terapia intensiva (UTI) e neonatologia – setor que se ocupa das crianças desde o nascimento até os 28 dias de idade.  Como explica Alfredo Elia Gilio:

“O livro não é um tratado sobre a pediatria, mas se propõe a abordar de uma forma profunda todos esses temas que fazem parte da rotina do HU”.

O público-alvo do livro  é composto tanto por profissionais da área que queiram se aprofundar em conhecimentos sobre pediatria em geral, como também os alunos da FMUSP e residentes do HU, que têm no livro uma fonte de estudo sobre os ramos de atuação do hospital. Neste caso, a ideia foi criar um livro de referência para os alunos, que não tinham nada do próprio hospital para consultar.

Para Gilio, a obra é importante porque, diferentemente da maioria de livros sobre a questão, trata da pediatria geral, realizada em um hospital de atendimento secundário, como é o HU, e também da realidade brasileira.

Atendimento primário, como explica o docente, é aquele realizado em centros de saúde, sem muitos recursos ou exames. O secundário é um pouco mais complexo, com exames laboratoriais, pronto socorro e UTI, por exemplo, mas ainda com o atendimento sendo feito de uma forma geral. Já o terciário inclui o tratamento com todas especialidades, como o realizado pelo Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP, por exemplo.

De acordo com  o docente, existem muitas publicações sobre o atendimento terciário, e a literatura do assunto com uma abordagem mais geral também é reduzida,  sendo encontradas obras com um caráter específico. O livro é, então, um resgate da pediatria geral.

Produção

A oportunidade de produzir o livro surgiu durante a comemoração dos 30 anos do HU, lembrando que o hospital começou pela pediatria. Foram cerca de 10 meses no processo, que envolveu desde o convite aos colaboradores até a edição integral dos textos da obra. O professor destaca que todos os médicos da pediatria do HU participaram do livro, que também contou com a colaboração de alguns profissionais de outras instituições.

Além dos três editores principais, o livro teve a participação de mais seis editores associados, que colaboraram em todo o processo de revisão e estruturação da obra. São eles: Edna Maria de Albuquerque Diniz, docente do Departamento de Pediatria; Silvia Ibidi, responsável pela Neonatologia; Selma Lopes Betta Ragazzi, pela Enfermaria; João Paulo Becker Lotufo, pelo Pronto Atendimento da Pediatria; Albert Bousso, pela UTI Pediátrica; e Denise Ballester, pelo Ambulatório de Pediatria, todos dos HU.

O maior desafio, para Gilio, foi uniformizar a obra, já que ela contava com a participação de muitas pessoas. “Quando mandava a ideia, já mandava as especificações, mas mesmo assim, cada pessoa pode entender de uma maneira”, conta.

O livro Pediatria Geral – Neonatologia, pediatria clínica e terapia intensiva (Atheneu, 720 p., R$ 252,45) foi lançado durante o Congresso Brasileiro de Pediatria, realizado em outubro.

Para consultar mais informações sobre o livro e adquiri-lo, acesse o site da Editora Atheneu.

.