Documentário produzido por alunas da FSP é premiado em Seminário Internacional

Vídeo traz o depoimento de 24 mulheres que sofreram abusos, maus-tratos e desrespeito durante o atendimento para o parto e nascimento.

Ana Carolina Franzon/ Assessoria de Comunicação da FSP

O documentário Violência Obstétrica – A Voz das Brasileiras foi premiado com o primeiro lugar na Mostra Audiovisual do 10º Seminário Internacional Fazendo Gênero – Desafios Atuais dos Feminismos, em Florianópolis. A premiação ocorreu no dia 20 de setembro, durante a conferência de encerramento do evento, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O filme foi produzido em 2012 como uma atividade do Grupo de Pesquisa “Gênero, Maternidade e Saúde”, liderado pela professora Carmen Simone Grilo Diniz, do Departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Saúda Pública (FSP) da USP. Assinam a produção e edição as alunas Ms. Bianca Zorzam, Ms. Ana Carolina Franzon, Ms. Heloisa Salgado, Dra. Ligia Moreiras Sena (UFSC), em parceria com a jornalista Kalu Brum e o videomaker Armando Rapchan.

Em 51 minutos, o documentário traz o depoimento de 24 mulheres que sofreram abusos, maus tratos e desrespeito durante o atendimento para o parto e nascimento. Também denunciam imperícias, imprudência e negligência, além de violações à Lei Federal de 2005, que garante a presença de um acompanhante de livre escolha da mulher durante toda a internação em maternidade. Os depoimentos foram gravados pelas mulheres em suas casas, com celulares, webcam e câmeras digitais. O vídeo está disponível na internet e já foi apresentado em diversos locais do país, sempre seguido de debate com pesquisadores, gestores e profissionais da saúde, movimentos sociais e usuárias de serviços de saúde.

A entrega do troféu foi realizada pela antropóloga Carmen Silvia Rial, presidenta da Associação Brasileira de Antropologia e coordenadora do Núcleo de Antropologia Audiovisual (NAVI) da UFSC. O Seminário Fazendo Gênero foi realizado entre os dias 16 e 20 de setembro, e contou com a participação de cinco mil inscritos de diversos países. Na ocasião, o Grupo de Pesquisa “Gênero, Maternidade e Saúde” também ministrou a Oficina A internet como ferramenta de empoderamento feminino e produção de dados no combate à violência.

Confira no Youtube o documentário Violência Obstétrica – A Voz das Brasileiras.

Mais informações: email  anafranzon@yahoo.com.br