Projeto da Faculdade de Saúde Pública da USP inova atendimento de saúde via serviço público

Publicado em Saúde por em

Acolher o usuário dos serviços públicos de saúde em suas necessidades, abreviar o tempo necessário para a resolução das demandas existentes e encaminhar pacientes provenientes de um prévio atendimento médico de forma mais eficiente são os objetivos de um projeto pioneiro e multiprofissional que vem sendo realizado há dois anos e meio pelo Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

Por meio deste projeto, o paciente é inquirido em uma entrevista conjunta com vários profissionais de saúde sobre outras possíveis necessidades, como: atualização da carteira de vacinas, assiduidade nas consultas agendadas e endereços de AMAS (Assistência Médica Ambulatorial), caso necessite de pronto-atendimento.

A equipe do projeto trabalha em harmonia, ouvindo o paciente e interferindo cada um a seu turno dentro do principal objetivo, que é o de atender bem e acolher o paciente em suas necessidades de forma humanizada e resolutiva. Para a professora Patrícia Helen de Carvalho Rondó, Diretora do Centro de Saúde, “a atividade deve ser integrada à rotina, pois está, a meu ver, sendo importante tanto para os usuários, que se sentem bastante acolhidos no serviço, como para a equipe que está integrada”.

Este atendimento limita-se a pacientes provenientes de Hospitais, AMAS e AMES (Assistência Médica Especializada) que residam na área de abrangência geográfica do Centro de Saúde, e é realizado todas as sextas-feiras a partir das 9 horas, no próprio Centro. A equipe é composta por uma médica, uma assistente social, uma enfermeira, um médico psiquiatra, uma psicóloga, uma bióloga e uma nutricionista.

O Serviço de Agendamento do Centro de Saúde, ao receber pacientes com as solicitações já descritas, faz a marcação do dia e horário para a equipe de “triagem”. E o resultado que tem sido observado com esta proposta, na maioria das vezes é de pacientes satisfeitos com a possibilidade de encurtar seu tempo de espera e com o atendimento diferenciado oferecido pela equipe multiprofissional.

Mais informações: (11) 3061-7806, (11) 99985-9275, email luijunqueira@uol.com.br, com a enfermeira Luciana / (11) 3061-7942, (11) 98555-8593, email sami@usp.br, com a nutricionista Samantha

Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional da FSP

.