Teses de doutorado da EESC são destaque no Prêmio ABCM-Embraer

Duas teses de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP obtiveram destaque no Prêmio ABCM-Embraer 2013, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) e pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).

Da Agência USP de Notícias

O prêmio de melhor tese de doutorado foi concedido ao pesquisador Marcelo Souza de Castro. Com o título “Fenômeno de transição espacial do escoamento óleo pesado-água no padrão estratificado”, o trabalho teve orientação do docente Oscar Mauricio Hernandez Rodriguez, do Departamento de Engenharia Mecânica (SEM), e foi defendido em junho de 2013.

Já a menção honrosa, também na categoria melhor tese de doutorado, homenageou o trabalho desenvolvido pelo pesquisador Marcelo Leite Ribeiro, também do SEM, intitulado “Damage and progressive failure analysis for aeronautical composite structure with curvature” e orientado pelo professor Volnei Tita, do Departamento de Engenharia Aeronáutica. O texto desenvolvido por Ribeiro foi o primeiro a ser defendido na USP em cotutela com a Universidade Católica de Leuven (UK Leuven), da Bélgica, em 3 de abril deste ano, e teve como objetivo apresentar o desenvolvimento de um modelo de dano e sua aplicação para simular a falha progressiva de estruturas aeronáuticas planas e cilíndricas fabricadas em material compósito.