Três dias de ciência, saúde e diversão no Parque CienTec

Feira de ciências organizada pela USP integra o programa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com mais de 30 atividades.
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Futebol de robôs, simulador de remo, oficinas de karatê, judô e badminton, ginástica para a voz, trilha na mata, experimentos científicos sobre saúde. Tudo isso é apenas uma parte do que o visitante irá encontrar na feira promovida no Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) da USP, que começa nesta quarta-feira (23) e vai até o sábado (26).

O evento integra a edição desse ano da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que tem com tema “Ciência, saúde e esporte” – inspirado nos próximos grandes eventos esportivos que acontecerão no Brasil: Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos e Para-olímpicos de 2016. A organização tem parceria com várias instituições, dentre elas o Museu de Ciências da USP, o CNPq, os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Saúde, e dos Esportes.

Um lugar para curiosos

Entrada do Parque CienTec

A feira de ciências tem a intenção de promover, através dos experimentos científicos e com exemplos práticos do dia a dia, o aprendizado dos participantes de maneira lúdica e divertida. “Eventos deste tipo são importantes porque colocam o conhecimento em destaque. A curiosidade é incentivada e os visitantes são convidados a descobrir a importância das pesquisas científicas em sua vida. Temos como objetivo transformar o olhar dos visitantes sobre o mundo, pelos menos por alguns momentos. Esta transformação do olhar também poderá transformar atitudes”, destaca Fábio Ramos Dias de Andrade, diretor do CienTec.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada anualmente, no mês de outubro, desde 2004, com propósito semelhante: aproximar a população de temas relacionados à Ciência e à Tecnologia. Ao longo da Semana, acontecem diversas atividades por todo o Brasil, como oficinas, cursos, experimentos e palestras, organizadas por diversas instituições. Essa é a terceira vez que a USP participa da Semana com a organização da feira de ciências no Parque CienTec.

Voltada para estudantes do ensino fundamental e médio, mas aberta para o público em geral, a feira no CienTec oferece aos participantes mais de 30 atividades. Para a edição desse ano são esperadas duas mil e quinhentas pessoas por dia, que serão recebidas pelos mais de 200 monitores que compõem a organização do evento. “Na edição do ano passado, o Parque CienTec recebeu um público total de aproximadamente 11 mil pessoas”, destaca o diretor do Parque.

Além das atividades mencionadas, o Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) vai trazer modalidades esportivas como remo, cama elástica, alongamento, e capoeira. Trilhas vão ser realizadas no trecho de Mata Atlântica presente no Parque, além de arborismo e rapel. Já a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) vai coordenar atividades ligadas ao condicionamento físico. As disputas entre robôs serão organizadas pela Escola Politécnica (Poli) e pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

A programação será realizada em duas tendas: uma delas, com 600 metros quadrados, abrigará as ações relacionadas ao tema central do evento – Ciência, Saúde e Esporte – e a outra, com mil metros quadrados, será reservada para outras atividades científicas. “Os alunos poderão ver diversas áreas do conhecimento se ligando e interagindo, e vão perceber que a ciência e a tecnologia estão em sua vida cotidiana, não apenas em equipamentos como computadores e celulares”, comenta Fábio. A lista completa de atividades pode ser acessada neste link.

Os alunos poderão ver diversas áreas do conhecimento se ligando e interagindo, e vão perceber que a ciência e a tecnologia estão em sua vida cotidiana.

Depois dessa maratona, os visitantes poderão desfrutar das áreas verdes do Parque CienTec, considerado um dos parques mais bonitos da cidade. Composto por 140 hectares de área, sendo que 20 deles estarão abertos a visitação, o Parque abriga uma área de Mata Atlântica nativa, onde serão feitas as trilhas, e um lago abastecido por nascentes do rio Ipiranga. O Parque CienTec conta ainda com prédios históricos e diversas atrações fixas, como, por exemplo, um planetário e um observatório – que também estarão abertos ao público durante a feira.

Confira abaixo como foi a feira do ano passado: http://www.youtube.com/watch?v=V–I3S_C6zI

Serviço

O Parque CienTec está localizado em frente ao Zoológico, na Av. Miguel Estéfano, 4200, Bairro Água Funda, São Paulo. As atividades estão programadas para acontecer do dia 23 ao 26 de outubro, entre as 9 e as 16 horas, e a entrada é franca.

Mais informações: (11) 5077-6314, email parquecientec@usp.br