EEFE apresenta resultados de pesquisa sobre esporte de alto rendimento em evento na Bélgica

Evento reunirá representantes dos quinze países que integram o consórcio SPLISS, uma rede de pesquisa sobre esporte de alto rendimento.

Nos dias 13 e 14 de novembro, a  Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP participa de conferência na cidade de Antuérpia, na Bélgica, que reunirá representantes dos quinze países que integram o consórcio SPLISS (Sports Policies Leading to Sport Success), uma rede de pesquisa sobre esporte de alto rendimento.

O projeto reúne colaborativamente 43 pesquisadores, 33 representantes de organizações políticas e envolve 3 mil atletas de alto rendimento, 1300 treinadores e mais de 240 diretores de desempenho. Na USP, o estudo é realizado desde 2009 pelos grupos de pesquisa em Esporte e Treinamento Infantojuvenil (GEPETIJ) e em Gestão do Esporte (GEPAE) da EEFE, que será representada pela professora Maria Tereza Silveira Böhme no evento.

O tema central da conferência é Elite Sport Success: society boost or not?, e envolve questões como as razões pelas quais alguns países ganham mais medalhas que outros, a eficiência das políticas públicas e os impactos do sucesso em eventos esportivos internacionais na sociedade como um todo.

Os estudos do SPLISS usam um modelo de análise baseado em nove pilares que determinam a eficiências das políticas para o esporte: suporte financeiro; organização e estrutura de políticas para o esporte; participação e esporte de base; identificação de talentos e sistema de desenvolvimento, suporte para atletas e pós-carreira; instalações esportivas; desenvolvimento e suporte para técnicos; competições nacionais e internacionais e pesquisa científica.

A pesquisa aponta que o Brasil possui baixos números em comparação à média dos outros países, exceto na participação nas competições internacionais e no apoio financeiro. As áreas que apresentam índices mais abaixo da média são os de apoio aos técnicos, desenvolvimento de talentos e infraestrutura. Segundo o SPLISS, essas três áreas devem ser os focos das políticas públicas no país para melhorar o quadro de medalhas.

Com informações da Seção de Relações Institucionais e Comunicação da EEFE

Mais informações: email comunicaeefe@usp.br, site http://www.elitesportconference.com

Scroll to top