ICMC recebe inscrições para o Trilha Graduação-Mestrado em 2013

Com o processo é possível obter o título de mestre em um ano e meio.

Ronaldo Castelli / Assessoria de Comunicação do ICMC

Até o dia 6 de dezembro, o Serviço de Pós-Graduação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, está com inscrições abertas para a Trilha Graduação-Mestrado, que é oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional (PPG-CCMC).

A Trilha Graduação-Mestrado permite aos alunos que cursam o último ano da graduação ingressarem no programa de mestrado, com a possibilidade de obter o título de mestre em 18 meses (1 ano e meio após a conclusão da graduação). O ingresso se dá por processo seletivo, realizado por uma comissão designada pelo Programa de Pós-Graduação.

Segundo o professor do ICMC Fernando Santos Osório, que faz parte da comissão organizadora do processo, a Trilha é uma opção bastante interessante para os alunos que têm um bom desempenho acadêmico no curso de graduação e que já possuem um contato com a pesquisa (foram ou são bolsista de iniciação científica). “Esses alunos têm poucas disciplinas para cursarem durante o ano, permitindo assim que possam ‘adiantar’ o ingresso no mestrado. Eles começam a cursar as disciplinas do mestrado ao mesmo tempo em que concluem o final do curso de graduação”, acrescentou Osório.

Requisitos mínimos – Os candidatos devem estar no último ano letivo do curso de graduação em um dos seguintes cursos: Ciências de Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Matemática, Matemática Aplicada, Estatística e áreas afins. É preciso, também, que o estudante seja encaminhado para a Trilha por um orientador do PPG-CCMC e já tenha participado ou esteja participando de atividades de iniciação científica reconhecidas pela CPG (Comissão de Pós-Graduação), além de possuir média ponderada geral superior a 7,0.

Documentos para inscrição – Os candidatos devem apresentar: plano de pesquisa, assinado também pelo orientador que o está encaminhando, explicando a linha de pesquisa e o cronograma das principais atividades relativas ao programa de mestrado; histórico escolar da graduação; curriculum vitae (que deve informar as atividades de iniciação científica realizadas); duas cartas de recomendação; formulário de cadastro preenchido, assinado e com foto; formulário de inscrição. Os formulários podem ser encontrados neste endereço.

O resultado da seleção será divulgado até o dia 11 de dezembro.