FAU Maranhão promove simpósio para discutir experiências e rumos do mestrado

Evento quer discutir questões acadêmicas e institucionais essenciais tanto para o bom funcionamento e desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação quanto da Universidade e, acima de tudo, dos campos da arquitetura e urbanismo e do design.

Sofia Calabria / Jornal da USP

A fim de proporcionar a troca de experiências e ideias entre público e pesquisadores, o Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP apresenta nesta terça, dia 19, o simpósio Mestrado: Natureza e Formatos. O evento, que durará o dia todo, além de arquitetura e design, abarca também história e artes visuais.

Um dos objetivos é apresentar e discutir questões acadêmicas e institucionais essenciais tanto para o bom funcionamento e desenvolvimento do programa quanto da Universidade e, acima de tudo, dos campos da arquitetura e urbanismo e do design.

Programado para acontecer das 9 às 17 horas, o simpósio começa com a palestra “Mestrado na FAU-USP Hoje: Experiência e Desafios”, ministrada pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Maria Lucia Caira Gitahy. O evento propõe duas mesas-redondas: “Os Desafios Contemporâneos” e “Experiências e Desafios”, que somam um total de oito palestras e dois debates abertos ao público, cada um ao final de cada mesa.

Dentre os palestrantes que compõem a programação estão o professor Renato Anelli, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP (IAU), em São Carlos, e coordenador da área pela Fapesp. Anelli apresenta, às 10h15, “Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Design: Perspectiva a partir da Fapesp”. “O pesquisador submete os seus projetos e é ele quem o administra. Eu vou apresentar o que são as bolsas de mestrado, como funcionam, quais são as áreas mais procuradas. Hoje, por exemplo, há muitos intercâmbios internacionais pela Fapesp, permitindo que o pesquisador possa passar um tempo no exterior.”

O simpósio visa também discutir os formatos de mestrado tanto no âmbito nacional como no internacional, à luz do novo Regimento de Pós-Graduação da USP, publicado em abril deste ano e que promoverá mudanças nos programas de pós, de forma geral. Assim, na segunda mesa, às 15 horaa, os professores Marcelo Cândido da Silva e Gabriela Pellegrino falam da experiência do mestrado em História Social, cujo Programa de Pós-Graduação eles coordenam, e do novo regimento. “Esse processo de mudança regimental abarca todo o funcionamento da pós e dá mais autonomia e liberdade a cada unidade de pós-graduação. Ele é um instrumento de desburocratização e de maior agilidade, que traz benefícios aos alunos”, diz Cândido. Já a “Experiência do Mestrado em Artes”, às 16 horas, fica a cargo dos professores Milton Machado da Silva e Marize Malta, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Serviço

O simpósio Mestrado: Natureza e Formatos acontece terça-feira, dia 19, com início às 9 horas, na FAU Maranhão (Rua Maranhão, 88, Higienópolis, São Paulo). A programação completa pode ser encontrada neste link. Entrada franca. Mais informações pelo telefone (11) 3091-4801.