Levantamento divulgado pela AgroFEA aponta queda de confiança dos produtores rurais

Publicado em Meio ambiente por em

Segundo levantamento feito em outubro pelo AgroFEA – Programa de Pesquisa em Agronegócio da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP, a confiança dos produtores rurais, de modo geral, apresentou queda em relação a julho. Já os produtores de soja mostraram-se mais confiantes. A medição é realizada por meio do Índice de Confiança do Produtor Rural (ICPRural) e Índice de Confiança do Produtor de Soja (ICPSoja).

Os índices abordam quatro tópicos: intenção de compra de insumos, de equipamentos e implementos, avaliação sobre preço do produto cultivado e percepções sobre atuais condições do negócio. O ICPSoja cresceu 5% em relação a julho e chegou a 114,4 pontos na rodada de outubro. Esse resultado expressa otimismo do sojicultor para a safra 2013/14. O subíndice ‘condições atuais do negócio’, com aumento de 17%, foi o que mais contribuiu para a ascensão do índice de soja, refletindo a confiança dos agricultores em relação à produtividade e melhora no seu negócio na safra atual. Entretanto, em comparação ao mesmo período de 2012, o ICPSoja registrou resultado 13% menor. Contribuíram para essa queda os subíndices ‘preços’ e ‘equipamentos’, que registraram quedas de 14% e 8%, respectivamente.

O índice que mede a confiança geral dos produtores rurais brasileiros, o ICPRural, caiu 3% em relação a abril e atingiu 89,8 pontos, seguindo abaixo do nível de confiança. O subíndice ‘equipamentos’ teve a maior queda entre os subíndices do indicador, marcando 17% menos que em abril. Já o subíndice ‘insumos’, marcou 112,7 e, apesar da queda, ainda é o único acima do nível de confiança. Segundo o professor Roberto Fava Scare, coordenador do AgroFEA, os resultados sinalizam maior preocupação do produtor quanto aos investimentos na produção e no controle de pragas.

O AgroFEA assumiu a apuração do ICPRural e do ICPSoja em outubro deste ano. Os índices são apurados em entrevistas telefônicas, com base em uma amostra representativa de produtores de soja, milho, cana, café, arroz, citros e algodão em 16 estados brasileiros. A coleta é realizada entre o primeiro e o último dia útil de cada trimestre e a divulgação é trimestral.

Criado em 2010, o AgroFEA visa consolidar as atividades de pesquisa em agronegócios de professores e alunos da FEARP. O programa de pesquisa tem o objetivo de gerar conhecimentos voltados para a aplicação de modelos de economia, administração e contabilidade que desenvolvam os sistemas agroindustriais (SAGs) e às empresas pertencentes a estes sistemas. Além do ICPRural e ICPSoja, o AgroFEA elabora o Índice de Confiança dos Fornecedores do Setor Sucroenergético.

Com informações da Assessoria de Imprensa da FEARP

Mais informações: (16) 3931-1313/ 3602-0505, site http://www.agrofea.fearp.usp.br/

.