Formação do nutricionista é tema de pesquisa na FSP

A tese de doutorado de Viviane Vieira Laudelino buscou analisar a qualidade da formação do nutricionista.

Analisar as habilidades e competências adquiridas durante a graduação para a atuação em Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) entre nutricionistas que trabalham com crianças na atenção básica de saúde no Município de São Paulo, foi o objetivo da Tese de Doutorado Segurança alimentar e nutricional em crianças no município de São Paulo: desafios na formação do nutricionista, de autoria da nutricionista Viviane Vieira Laudelino, defendida na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, em 17 de novembro.

Atualmente, é crescente a discussão da segurança alimentar e nutricional no cenário de políticas públicas nacionais, principalmente com relação à atenção à saúde infantil. O nutricionista, por sua vez, é um dos profissionais aptos para desenvolver ações visando à SAN.

Partindo da observação dessa realidade, Viviane realizou um estudo de natureza qualitativa, no qual foram investigados nutricionistas da atenção básica de saúde e os cursos de Graduação em Nutrição do município, tendo como referências o seu coordenador e os Projetos Político-Pedagógicos (PPPs). A percepção acerca da formação foi verificada por meio das técnicas do Discurso do Sujeito Coletivo, utilizando-se de entrevistas individuais, e de grupo focal. Os PPPs foram confrontados com as políticas públicas da área.

Como um dos resultados desta investigação, verificou-se que a experiência profissional mostrou-se mais significativa para os nutricionistas do que a formação obtida na Graduação. Coordenadores e nutricionistas concordam que atividades de estágios, a disciplina “saúde pública” e aquelas da área das ciências humanas, a discussão da educação nutricional e a abordagem transversal de SAN são relevantes para a formação do profissional.

Viviane observou também que nutricionistas tendem a apontar a formação por eles obtida como insuficiente para aquisição de habilidades e competências para atuação em SAN para crianças, enquanto que os coordenadores sinalizam que os cursos apresentam estrutura favorável para tal. Os resultados mostraram que os PPPs remetem à limitação do tema de SAN para crianças com relação aos objetivos dos cursos, perfil profissional e princípios norteadores, porém indicam habilidades e competências relativas a sistemas de saúde e políticas públicas de alimentação e de nutrição.

Com esses resultados, a Viviane verificou convergência entre nutricionistas e coordenadores ao refletirem sobre os aspectos da formação que favorecem a atuação em SAN para o público infantil no âmbito da atenção básica, como a estrutura do curso, disciplinas ministradas e estratégias de ensino. Porém, segundo a pesquisadora, “estes divergem sobre a qualidade da formação obtida/oferecida, indicando que as possíveis propostas construídas e desenvolvidas pelos cursos para o desenvolvimento de habilidades e competências não são percebidas pelos estudantes e, principalmente, limitam a sua tradução na prática profissional”.

A defesa desta tese foi realizada nas instalações do Centro de Produção Digital (CPD) pelo processo de videoconferência, pois um membro da banca, o Prof. Dr. Antonio Pedro Soares Ricardo Graça – Universidade do Porto, participou ao vivo de Portugal. Tais instalações já foram utilizadas para outras videoconferências à distância em defesas de teses, encontros e reuniões.

As videoconferências para eventos, defesas de teses, exames de qualificação e reuniões não presenciais podem ser realizadas no Centro de Produção Digital (CPD) que está sob coordenação da área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) da FSP e foi inaugurado em 17 de setembro de 2009.

Os docentes e pesquisadores que se interessarem em aplicar recursos de TIC às suas aulas e projetos podem procurar esta área no segundo andar da Biblioteca da FSP ou entrar em contado pelo email: tic@fsp.usp.br e pelo telefone (11) 3061-7797 para solicitar treinamento, informações, utilização dos recursos e equipamentos, transmissões via IPTV USP,  videoconferências de eventos, aulas ou reuniões, ou ainda o uso da lousa digital em aulas.

Da Assessoria de Comunicação da FSP

Mais informações: (11) 3061-7942, email vivianevieira@usp.br.

Scroll to top