USP divulga resultados de consulta sobre escolha de reitor e vice-reitor

No total, a eleição teve 13.826 votantes, 14% do total do universo de 100.734 eleitores. A maior participação foi a de docentes (49,5%), seguida pelos funcionários técnico-administrativos (47%). Apenas 3,2% dos alunos participaram da consulta.

Da Assessoria de Imprensa da USP

A USP concluiu, na tarde de 11 de dezembro, a apuração dos resultados da consulta à comunidade sobre a escolha de reitor e vice-reitor da Universidade, realizada na terça-feira, dia 10.

Participaram da consulta docentes e funcionários da ativa e estudantes de Graduação e de Pós-Graduação regularmente matriculados na Universidade. A consulta foi estratificada segundo as categorias funcionais da Universidade, apurando-se em separado os votos de docentes, funcionários e alunos. Cada eleitor teve direito a um voto, podendo indicar até três chapas.

portal20131211_6

A chapa 3, formada pelos professores Marco Antonio Zago e Vahan Agopyan, foi a mais votada entre docentes e alunos. A chapa 4, formada pelos professores Wanderley Messias da Costa e Suely Vilela, foi a que teve mais votos entre os funcionários técnico-administrativos. As duas chapas também foram as que registraram o maior número de votos no cômputo geral, com 6678 e 5504 votos, respectivamente.

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

O resultado da consulta à comunidade universitária tem caráter indicativo à Assembleia Universitária, a quem cabe a eleição dos dirigentes. A eleição será realizada no próximo dia 19 de dezembro.

Segundo a coordenadora-geral do processo eleitoral e apuratório, Isilia Aparecida Silva, o processo de votação transcorreu de forma tranquila, sem intercorrências, em todas as Unidades de Ensino e Pesquisa. Para ela, a comunidade universitária “levou o processo a sério, com empenho e preocupação em relação à segurança e à lisura. Todas as Unidades se integraram e se engajaram na votação”.

A coordenadora lamentou, entretanto, a baixa adesão entre os estudantes. “A consulta é o início da evolução de uma proposta do Conselho Universitário, que terá continuidade no próximo ano”, afirmou, referindo-se aos debates sobre eleições que serão realizados no Conselho Universitário no próximo ano, como uma das mudanças aprovadas na sessão realizada no último dia 1º de outubro.

Mais informações: site http://www.usp.br/imprensa/?p=35563