Marco Antonio Zago é o novo reitor da Universidade de São Paulo

O governador Geraldo Alckmin nomeou nesta quinta, 26 de dezembro, o professor Marco Antonio Zago como novo reitor da USP e o professor Vahan Agopyan como novo vice-reitor da Universidade. O mandato dos novos reitor e vice-reitor, com duração de quatro anos, terá início no dia 25 de janeiro de 2014. Em sua página do twitter, o governador desejou ao novo reitor “um bom trabalho em benefício da comunidade acadêmica e de nosso Estado”.

A chapa formada por Zago e Agopyan foi a mais votada na eleição realizada no último dia 19 de dezembro, com 1.206 votos, e encabeçava a lista tríplice encaminhada ao governador.​

Marco Antonio Zago é professor titular da USP desde 1990. Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1970), obteve títulos de mestre e de doutor em Clínica Médica pela mesma faculdade, respectivamente, em 1973 e 1975. É docente em dedicação exclusiva desde 1973, tendo realizado o pós-doutorado no Nuffield Department of Clinical Medicine na Universidade de Oxford. Dentre outros cargos, foi presidente do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entre 2007 e 2010. Desde 2010, era pró-reitor de Pesquisa da USP.

O novo vice-reitor, Vahan Agopyan, é graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica (1974), com mestrado em Engenharia Urbana e de Construções Civis (1978) e doutorado em Engenharia Civil pelo King’s College London, na Inglaterra (1982). É professor titular de Materiais e Componentes de Construção Civil. Desde 2010, era pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade. Foi diretor da Escola Politécnica, diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), conselheiro da Fapesp e coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.

No dia 10 de dezembro, foi realizada uma consulta à comunidade universitária — alunos, professores e funcionários técnico-administrativos—, de caráter informativo. A chapa “Todos pela USP!” foi a que obteve a preferência de docentes e alunos e a que registrou a maior votação no cômputo geral, com 6.678 votos.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da USP)O governador Geraldo Alckmin nomeou hoje, dia 26 de dezembro, o professor Marco Antonio Zago como novo reitor da USP e o professor Vahan Agopyan como novo vice-reitor da Universidade. O mandato dos novos reitor e vice-reitor, com duração de quatro anos, terá início no dia 25 de janeiro de 2014. Em sua página do twitter, o governador desejou ao novo reitor “um bom trabalho em benefício da comunidade acadêmica e de nosso Estado”.
No dia 10 de dezembro, foi realizada uma consulta à comunidade universitária — alunos, professores e funcionários técnico-administrativos—, de caráter informativo. A chapa “Todos pela USP !” foi a que obteve a preferência de docentes e alunos e a que registrou a maior votação no cômputo geral, com 6.678 votos.
(Adriana Cruz, assessora de Imprensa da USP, (11) 99655-8512)