Revista Estudos Avançados promove diálogo internacional com edição em inglês

O objetivo da iniciativa é colaborar com o diálogo do Instituto com seus parceiros na rede University-Based Institutes for Advanced Study (Ubias) e com outras instituições internacionais.

Flávia Dourado/Instituto de Estudos Avançados

Com o objetivo de fornecer mais subsídios ao diálogo do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP com seus parceiros na rede University-Based Institutes for Advanced Study (Ubias) e outras instituições internacionais, a revista Estudos Avançados produziu versão digital em inglês de sua edição nº 73, dedicada à história e ao perfil do Instituto e de outros IEAs brasileiros e estrangeiros.

Lançada originalmente em dezembro de 2011, como parte das comemorações dos 25 anos do IEA, a edição conta com o dossiê especial IEAs: Ciência e Sociedade. Os 20 artigos que compõem o dossiê traçam um painel das ideias que nortearam a criação dos institutos de estudos avançados desde a fundação do pioneiro instituto de Princeton, nos EUA, até o surgimento de unidades mais recentes no Brasil e no exterior.

Estão representados no dossiê, por artigos de seus diretores, os IEAs de: Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), University of British Columbia (Canadá), Colégio de Budapeste (Hungria), Collegium de Lyon (França) e Universidade Fudan (China). A seção dedicada ao IEA da USP traz artigos de ex-diretores, coordenadores dos Polos de Ribeirão Preto e São Carlos e de Alfredo Bosi, editor de Estudos Avançados.

A criação de IEAs em diversas universidades do mundo, inclusive no Brasil, desde os anos 80, demonstra que a comunidade acadêmica internacional vê esse tipo de instituição como um componente fundamental para o desenvolvimento das universidades. Artigo de pesquisadores do IEA da Universidade de Freiburg (Alemanha) sobre os 32 IEAs integrantes da Ubias aponta algumas características comuns, como a plena liberdade de pesquisa e a variedade de estrutura, ênfases e enfoques. O dossiê de Estudos Avançados busca retratar essa vitalidade e o compromisso dos institutos com a excelência científica e a melhoria das sociedades em que estão inseridos.

A edição nº 73 traz, ainda, um minidossiê com cinco textos sobre os museus da USP. Conforme ressalta Bosi, trata-se de uma “homenagem aos nossos parceiros na pesquisa e na abertura da universidade à sociedade”.

Mais informações: (11) 3091-3922,  email iea@usp.br, site http://www.iea.usp.br