“Oráculo” da USP tira dúvidas de atuais e futuros empreendedores

Se o fato de “ter resposta para tudo” aproximar o serviço de uma espécie de oráculo, o seu diferencial está na fonte: em vez da adivinhação, o recurso aos mais gabaritados especialistas da Universidade nos temas que são pesquisados.
Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Na era dos buscadores da internet, ainda não é tão fácil ao atual ou futuro empreendedor encontrar informações confiáveis para montar e otimizar seu negócio – seja uma padaria ou uma empresa de softwares.

Criado há 22 anos e ainda assim pouco conhecido, o serviço de disseminação tecnológica da Agência USP de Inovação trabalha com a prestação de informação de diversos níveis de complexidade a pequenos e médios empresários – e também  ao público em geral. Se o fato de “ter resposta para tudo” aproximar o serviço de uma espécie de oráculo, o seu diferencial está na fonte: em vez da adivinhação, o recurso aos mais gabaritados especialistas da Universidade nos temas que são pesquisados.

Pioneiro no Brasil, o Disque Tecnologia (DT) da Agência USP de Inovação foi transformado no Disseminação de Tecnologia. Mantendo a sigla anterior, o DT extrapolou a ideia da prestação do serviço para 14 outras instituições no Brasil.

Participando do programa desde o princípio, Dulcimar Barbeto, diretora de Empresas e Empreendedorismo da Agência, conta que uma dificuldade dos membros no início era entender a demanda – o que, de certo modo, continua sendo um desafio. “Às vezes o empresário calcula que o que tem que fazer é buscar recurso financeiro, quando, eventualmente, se ele trabalhar melhor com a organização, com o controle de estoque, com a busca de materiais alternativos ou com fornecedores diferentes, os resultados esperados podem acontecer”, comenta.

Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Questões envolvendo aperfeiçoamento tecnológico são resolvidas em parceria com o SebraeTec

Diante da demanda da informação requerida, os membros da Agência buscam, de forma clara e utilizando uma linguagem acessível, repassar o conhecimento de modo que o requerente possa colocar em prática as ações sugeridas pelo Disseminação de Tecnologia. Por vezes lidando com empresários de negócios já estabelecidos, por vezes com pessoas que estão começando seus empreendimentos e, ainda, com quem possui apenas uma ideia, o DT trabalha a todo momento com o auxílio dos docentes da universidade, os chamados “amigos da USP”.

Atualmente, o DT também atende por meio de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), que funciona com nove outras instituições e é mantido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, respondendo gratuitamente a questões de empresas que buscam aumentar o seu desempenho e de pessoas que procuram respostas tecnológicas. Além da produção da resposta, o DT também lida com o envio de Referências Técnicas, que são indicações de onde o interessado pode encontrar a sua resposta no banco de dados, pois, além do banco do próprio DT, o SBRT possui um acervo de mais de 15 mil respostas técnicas.

Tecnologia como informação

Foto: sxc.hu
Foto: sxc.hu
Clareza da informação é uma das principais preocupações do DT

Dulcimar explica que é importante desmistificar o termo tecnologia, pois informação é tecnologia: “a partir do momento em que se passam conceitos validados, de forma coerente e através de uma normatização, está sendo passada uma tecnologia”. Uma preocupação da DT é a clareza e a padronização do conhecimento repassado, que deve, por exemplo, possuir uma referência e estar adequado às premissas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Atualmente, as respostas do DT, enviadas eletronicamente, se destinam a questões de baixa e média complexidade. Porém, em paralelo a esse serviço, a disseminação do conhecimento se dá por meio do SebraeTec, um produto do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que presta consultoria em questões de aperfeiçoamento tecnológico. Este serviço, entretanto, é pago – 20% pelo cliente e 80% pelo Sebrae – à Fundação USP (FUSP), que administra os recursos.

Serviço

Para entrar em contato com a Agência USP de Inovação e enviar suas dúvidas, acesse as instruções  na página www.inovacao.usp.br/servicos/disque.php.

A Agência também mantém um repositório online com coletânea de perguntas e respostas técnicas que já foram fornecidas pelo serviço. O endereço é www.inovacao.usp.br/respostastecnicas.

Outras informações pelos telefones: (11) 3091-4166 ou 3091-3903.

Scroll to top