Reitor da USP designa José Roberto Castilho Piqueira para diretoria da Poli

Professor José Roberto Castilho Piqueira ficou em primeiro na listra tríplice.

O diretor da Escola Politécnica (Poli) da USP eleito para o período 2014-2018 é o engenheiro eletricista José Roberto Castilho Piqueira. Professor titular do Departamento de Engenharia de Telecomunicação e Controle e atual vice-diretor da instituição, Piqueira liderou a lista tríplice dos candidatos ao cargo com 185 votos no primeiro escrutínio (2/3 do colégio eleitoral e 88% dos votantes). Sua nomeação já foi ratificada pelo reitor da USP. Ele tomará posse do cargo no dia 13 de março.

Piqueira é professor titular da instituição desde 1999. É membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Sistemas Complexos e dos conselhos superiores do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e da Sociedade Brasileira de Automática (SBA).

Em sua gestão, Piqueira pretende dar continuidade à implantação da nova estrutura curricular da Poli, que começou a ser discutida em 2010. A nova estrutura prevê a formação de um engenheiro generalista, preparado para lidar com os principais desafios da atualidade, como a escassez de água, de energia, a saúde e a sustentabilidade. Também pretende acelerar e ampliar o processo de internacionalização do ensino de graduação.

Na pós-graduação, uma das medidas previstas é o incentivo à estruturação de novos cursos de mestrado profissionalizante e o fortalecimento do programa de bolsas complementares. Em relação à pesquisa, o objetivo da nova gestão é fomentar a realização de pesquisa de ponta em associação com outros institutos da USP, como os de Física, Química, Matemática e Biologia, além de incentivar o estabelecimento de parceria com empresas.

Com informações da Acadêmica Agência de Comunicação

Mais informações: email eventos@poli.usp.br