Crescimento infantil no Acre é tema de pesquisa na FSP

O estudo integra conjunto de pesquisas sobre Nutrição e Saúde Infantil no Acre com apoio da Fapesp, CNPq, Capes e Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.

Da Assessoria de Comunicação Institucional da FSP

Determinantes do crescimento linear e ganho de peso durante a infância em Acrelândia, Estado do Acre, Amazônia Ocidental Brasileira são tema de tese de doutorado de autoria da nutricionista Bárbara Hatzlhoffer Lourenço. O estudo será defendido no dia 7 de março, às 9 horas, na sala de videoconferência no prédio da biblioteca da Faculdade de Saúde Pública (FSP), da USP.

O estudo reúne cinco artigos originais com resultados de estudo de base populacional conduzido ao longo de 10 anos no Acre. Os principais determinantes do crescimento linear durante a infância foram a riqueza domiciliar e a posse de terra, além da altura materna e de peso e comprimento da criança ao nascer. O ganho de peso, por sua vez, foi positivamente associado à riqueza domiciliar e ao índice de massa corporal (IMC) materno. Houve também associação positiva entre um estado inflamatório de baixo grau e o ganho de peso de crianças em faixa etária a partir dos 5 anos de idade. Além disso, crianças com o alelo de risco do gene associado à massa gorda e obesidade (gene FTO rs9939609) apresentaram maior ganho de peso durante a infância, sendo tal papel genético mais pronunciado entre aquelas com concentrações insuficientes de vitamina D. Finalmente, o ganho de peso observado na idade escolar foi associado à resistência à insulina nas crianças estudadas.

Com base nestes resultados, a nutricionista Barbara concluiu que,além da influência do contexto socioeconômico e características maternas sobre o crescimento linear e o ganho de peso na infância, o ganho de peso na fase escolar foi também influenciado por um cenário em que deficiências de micronutrientes, elevada morbidade e interação entre fatores genéticos e nutricionais coexistem com panorama crescente de sobrepeso e obesidade.

Além da participação dos professores Cesar Gomes Victora (Universidade Federal de Pelotas, por videoconferência) e Maurício Lima Barreto (Universidade Federal da Bahia), a banca examinadora será composta pelos professores Carlos Augusto Monteiro, Maria Helena D’Aquino Benício e Marly Augusto Cardoso (orientadora) da FSP.

A defesa poderá ser acompanhada em telão na sala de “Aprendizado Eletrônico”, ao lado de onde será realizada a videoconferência. No mesmo dia, haverá no Departamento de Nutrição da FSP o lançamento da exposição itinerante Acrexiste com fotos de Alessandra Fratus.

Mais informações:  email: barbaralourenco@usp.brcom Bárbara Lourenço