FSP participa de ação de esclarecimento sobre violência obstétrica

O evento integrou as comemorações do mês da mulher.

A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, em parceria com a organização social Artemis e o Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, promoveu nesta segunda-feira, dia 10 de março, atividades de orientação sobre violência obstétrica, como parte das comemorações do mês da mulher. A distribuição de material foi feita no metrô Clínicas, em São Paulo.

O atendimento foi feito por cerca de 15 voluntárias, além da equipe de Defensores Públicos, integrantes do Nudem.

A luta contra a violência obstétrica se insere na luta contra a violência de gênero, uma vez que a mulher é submetida a intervenções danosas à integridade física e psicológica, em instituições e por profissionais da saúde, bem como o desrespeito a sua autonomia.

Tais intervenções, praticadas de forma rotineira no momento do parto são consideradas, de acordo com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), de 1996, como um fator de risco tanto para a mulher como para o bebê. Crenças e preconceitos a respeito da sexualidade e saúde das mulheres presentes na sociedade patriarcal contribuem com a forma como são vistas e tratadas por estes profissionais.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Artemis

Mais informações: (11) 98934-4919, email imprensa@artemis.org.br

Scroll to top