Edusp anuncia dois novos títulos

Obras falam sobre a paisagem urbana e sobre o acervo João Penteado.

No mês de março, a Edusp anuncia dois lançamentos: Preservação e Restauro Urbano: Intervenções em Sítios Históricos Industriais e Educação Libertária no Brasil: Acervo João Penteado: Inventário de Fontes.

De autoria de Manoela Rossinetti Rufinoni, a primeira edição de Preservação e Restauro Urbano apresenta uma visão abrangente do conceito de patrimônio urbano industrial. A autora acredita que os sítios urbanos industriais devem ser tratados como patrimônio a ser preservado lado a lado à cidade contemporânea. Em sua pesquisa, abordou o antigo eixo da ferrovia Santos-Jundiaí, desde o bairro do Pari, em São Paulo, até os limites com São Caetano do Sul. É sua preocupação contextualizar o bem cultural, analisando a tipologia das edificações e também os traçados urbanas, as massas edificadas, os percursos e a cotidianidade.

Educação Libertária no Brasil foi organizado por Carmem Sylvia Vidigal Moraes e apresenta um resultado dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa interdisciplinar, abrigado no Centro de Memória da Educação, em torno do Acervo João Penteado (1877-1965), importante educador paulista partidário do anarquismo. Divulga-se o Inventário das fontes que compõem o Acervo, recuperadas por meio do empenho do grupo de pesquisa e apresentam-se estudos elaborados a respeito das práticas pedagógicas libertárias e da sua importância para a educação e para o projeto social dos trabalhadores.

As obras podem ser adquiridas nas livrarias da Edusp ou pelo site.

Mais informações: site http://www.edusp.com.br/

Scroll to top