Obra de professora da USP vence Prêmio Sérgio Buarque de Holanda

Publicado em Cultura por em

A obra O Império dos Livros: Instituições e Práticas de Leitura na São Paulo Oitocentista (Ed. Edusp, 448 páginas, R$ 90,00) venceu o Prêmio Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Biblioteca Nacional. A premiação acontecerá na quinta-feira (15), às 19 horas, no Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional, que fica na Rua da Imprensa, 16, Centro, Rio de Janeiro.

A autora Marisa Midori Deaecto é historiadora e professora do departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Na obra, Marisa narra uma fascinante história de São Paulo por intermédio da formação de sua primeira Biblioteca Pública, de sua Academia de Direito, das tipografias e dos circuitos de consumo de bens culturais que o crescimento da cidade propiciou. É ainda uma história dos espaços de sociabilidade que o livro proporciona, como os cafés e as livrarias.

A autora usou inventários, catálogos antigos, percorreu arquivos brasileiros e europeus, andou pelos sebos e fez análise de muitas obras raras, algumas de sua coleção pessoal. Um prêmio que faz justa homenagem a uma pesquisadora dedicada e amante dos livros. 

Mais informações: (11) 3091-8592

.