Médicos do InCor participam de nova edição de livro sobre ecocardiografia clínica

"Fundamentos de Ecocardiografia Clínica" é indicado para iniciantes na área, residentes e estudantes em medicina interna, radiologia, anestesiologia, medicina de urgência, bem como estudantes de ultrassonografia vascular.

O livro Fundamentos de Ecocardiografia Clínica, lançado no Brasil pela Editora Elsevier, contou, na tradução da sua 5ª edição, com a participação de profissionais da USP. São eles Márcio Silva Miguel Lima, Viviane Tiemi Hotta, Maria Cristina Donadio Abduch e Renata Perazzo Barbosa Mendes, médicos do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

A ecocardiografia é parte integral da cardiologia clínica, com importantes aplicações no diagnóstico, manejo clínico e decisões sobre pacientes com os mais diversos tipos de doenças cardiovasculares. As técnicas ecocardiográficas são usadas agora em uma grande variedade de situações clínicas, em unidades coronarianas, de terapia intensiva, em centros cirúrgicos, emergências, laboratórios de hemodinâmica e eletrofisiologia, tanto para diagnosticar como para monitorar os efeitos das intervenções terapêuticas.

Em constante expansão em todo o mundo, o exame ecocardiográfico é tema da obra de referência da médica Catherine M. Otto, que amplia a experiência de aprendizado dos iniciantes e é atualização concisa e prática para médicos da área.

Mais informações: site http://www.elsevier.com.br/