Revista Angelus Novus recebe artigos para dossiê sobre racismo e antirracismo

A proposta do dossiê é reunir reflexões acerca de variados aspectos da questão racial no século 20.

Até o mês de agosto, a Revista Angelus Novus, periódico publicado pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, recebe artigos para seu sexto número, um dossiê sobre racismo e antirracismo.

O dossiê visa reunir artigos que discutam a discriminação racial e o seu contrário em perspectiva histórica. Discutir o fenômeno do racismo exige a definição de uma leitura do conceito de “raça”. A interpretação segundo a qual o racismo é um fenômeno socialmente construído permite aos historiadores discuti-lo em perspectiva histórica: torna-se possível compreender os sujeitos das relações raciais na história. Entre o sujeito racista (o “branco”) e o sujeito racializado (o “negro”), eis que surgem, no século 20, sujeitos intermediários agenciadores da luta antirracista. Nessa forma contemporânea do fenômeno encontram-se os intelectuais, os ativistas dos movimentos negros e as elites dirigentes, entre outros.

A proposta do dossiê é, portanto, reunir reflexões acerca de variados aspectos da questão racial no século 20, como práticas discriminatórias e conflitos, de um lado, e ideias, agendas e iniciativas de antirracismo, de outro.

Mais informações: site http://www.usp.br/ran

 

Scroll to top