HC convida mulheres na pós-menopausa para pesquisa com suplemento alimentar

A pesquisa investigará os efeitos terapêuticos da creatina no osso.

O Serviço de Reumatologia do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) convida mulheres, de 50 a 75 anos de idade, para participarem de pesquisa com suplemento alimentar à base de creatina, composto natural sintetizado pelo próprio organismo e consumido na dieta habitual.

O estudo envolverá 200 voluntárias na pós-menopausa que não fazem uso de medicamentos que afetam o osso, como cálcio, vitamina D, alendronato e outros. As mulheres também não devem utilizar suplementos vitamínicos. As interessadas deverão se inscrever pelos telefones (11) 3061-7158 ou 3061-7213, as segundas, terças, quartas e sextas-feiras, das 8 às 12 horas, ou pelo email protocolocreatina@gmail.com.

A triagem acontecerá por telefone. As mulheres selecionadas serão avaliadas e acompanhadas por dois anos pelo Serviço de Reumatologia do Hospital das Clínicas.

A pesquisa investigará os efeitos terapêuticos da creatina no osso. Em atletas, o suplemento é capaz de aumentar a capacidade física e a massa muscular, além de melhorar o fornecimento energético durante o exercício.
O estudo é coordenado pela pesquisadora Rosa Maria Rodrigues Pereira.

Mais informações: email bete.subires@hc.fm.usp.br

Scroll to top