USP disponibiliza versão piloto de banco de oportunidades para servidores

A ferramenta permite o cruzamento de dados referentes aos interesses profissionais dos servidores com as oportunidades das unidades e órgãos da Universidade.

Com o intuito de promover a mobilidade de servidores dentro da Universidade, foi disponibilizado em 19 de maio o Sistema USP Oportunidades em versão piloto. Esta ferramenta institucional permitirá o cruzamento de dados entre os currículos, perfis e anseios dos servidores com desejo de novos rumos profissionais e as necessidades das Unidades/Órgãos.

O sistema pode ser acessado online, por meio do número USP e da senha única dos sistemas corporativos. O tutorial com orientações para utilização está disponível no próprio sistema.

Os servidores poderão cadastrar no sistema suas habilidades, conhecimentos técnicos, idiomas, locais de interesse e promover a divulgação de seu perfil. O sistema também permitirá ao usuário visualizar oportunidades compatíveis com suas funções. Nesta fase experimental, somente servidores dos Órgãos Centrais poderão participar do processo.

As Unidades/Órgãos cadastrarão suas necessidades, especificando tanto as atividades a serem desenvolvidas quanto as habilidades e conhecimentos necessários. Inicialmente, o cadastro será restrito a 3 (três) solicitações e estará disponível para Unidades de Ensino e Pesquisa, Museus e Institutos Especializados. Após o cadastro, a solicitação será analisada pela Comissão de Empregos Públicos e Estruturas Organizacionais e, sendo aprovada, será liberada no sistema possibilitando, assim, a busca de servidores com o perfil desejado.

Após as tratativas entre os servidores e Unidades/Órgãos e visualizada a possibilidade de êxito, o trâmite deverá ser seguido como já ocorre hoje, com a concordância dos dirigentes, dos respectivos Conselhos Técnico-Administrativos (CTA) ou Órgãos equivalentes envolvidos e a concordância do servidor, conforme regras do Manual de Normas e Diretrizes disponível no site do DRH.

Nos casos dos servidores cujas funções já foram agrupadas pelo Plano de Classificação de Funções vigente, para a efetivação da transferência, o servidor deverá solicitar a alteração da nomenclatura de sua função, o que pode ocorrer concomitantemente à transferência, por meio de formulário específico (procedimento também disponível no Manual de Normas e Diretrizes).

Com informações da Coordenadoria de Administração Geral da USP

Mais informações: email oportunidades@usp.br