Esalq lança cartilha para produção de shiitake em toras de eucalipto

Além dos métodos de cultivo, a publicação contempla informações sobre aspectos básicos da biologia do fungo, do inóculo, dos estímulos térmico e mecânico, da frutificação, colheita, pós-colheita, pragas e custos de produção.

Alicia Nascimento Aguiar / Assessoria de Comunicação da Esalq

Para ajudar produtores rurais a cultivarem o cogumelo shiitake em toras de eucalipto e em substrato, a Casa do Produtor Rural (CPRural) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP lançará, em 31 de maio, a cartilha Produção de shiitake em toras de eucalipto. O lançamento acontecerá no Anfiteatro Heitor Montenegro, do Departamento de Produção Vegetal (LPV) da instituição, durante o evento Introdução ao cultivo do cogumelo shiitake, programado para acontecer entre as 7h30 e as 12 horas.

Pela facilidade de obtenção, menor custo e por gerar bons resultados na comercialização, os mourões de eucalipto são muito utilizados pelos produtores para produção de shiitake. No Brasil, estima-se que a produção dessa cultura seja superior a 200 toneladas por ano e a técnica que mais se utiliza é a do cultivo em toras de eucalipto. Porém, entre algumas alternativas de cultivo de shiitake encontra-se a produção em substrato (mistura contendo material volumoso e insumos) que pode ser composto por serragem (madeira de eucalipto), resíduos agrícolas e forragens.

Dessa forma, além dos métodos de cultivo, a publicação contempla informações sobre aspectos básicos da biologia do fungo, do inóculo, dos estímulos térmico e mecânico, da frutificação, colheita, pós-colheita, pragas e custos de produção.

Assinam a cartilha Sergio Florentino Pascholati, docente do Departamento de Fitopatologia e Nematologia (LFN) da Esalq, Carla Mariane Marassatto, aluna do curso de graduação em Engenharia Agronômica da Esalq, José Renato Stangarlin, docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioste), e Simone Cristiane Brand, aluna do programa de pós-graduação (PPG) em Fitopatologia da Esalq.

A publicação faz parte do Programa Aprender com Cultura e Extensão Universitária da USP, com apoio do Fundo de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, da Diretoria, do LFN, da Comissão (CCEx) e do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx) da ESALQ.

Os interessados podem acessar a cartilha pelo site www.esalq.usp.br/cprural, seção publicações, a partir do dia 9 de junho.

Mais informações: (19) 3429-4178, email cprural@usp.br