Trabalhos do Centrinho são premiados em encontro de fonoaudiologia

Publicado em Pesquisa por em

Tiago Rodella / Assessoria de Imprensa do HRAC/Centrinho

Trabalhos desenvolvidos por pesquisadoras do Laboratório de Fisiologia do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP receberam três das cinco premiações concedidas no sétimo Encontro Brasileiro de Motricidade Orofacial, realizado em São Paulo nos dias 16 e 17 de maio, pela Associação Brasileira de Motricidade Orofacial. Ao todo, foram 66 trabalhos inscritos, dos quais dez foram aprovados para apresentação e cinco obtiveram nota máxima, sendo premiados.

Os trabalhos do Centrinho premiados foram: Função velofaríngea: Avaliação objetiva e subjetiva, que tem como autora principal a doutoranda Rafaeli Higa Scarmagnani; Cirurgia ortognática e nasalância da fala em indivíduos com fissura labiopalatina e retalho faríngeo e Avanço cirúrgico de maxila e ressonância de fala: Comparação entre os tipos de fissura palatina, ambos de autoria principal da mestranda Maria Natália Leite de Medeiros.

Em linhas gerais, os trabalhos analisaram, respectivamente, a avaliação dos sintomas de fala por meio perceptivo e por métodos instrumentais, o efeito da cirurgia ortognática sobre a fala de pacientes com retalho faríngeo e a influência do tipo de fissura palatina sobre a hipernasalidade na fala após a cirurgia ortognática.

“Além do aspecto formal – como metodologia e objetivos apropriados, conclusões claras –, os trabalhos também foram muito elogiados pelos resultados que trazem à prática clínica e, consequentemente, ao aperfeiçoamento constante do tratamento”, ressalta a fonoaudióloga Renata Paciello Yamashita, chefe do Laboratório de Fisiologia do Centrinho e orientadora das pesquisadoras. “A realização desses estudos foi possível a partir do trabalho desenvolvido em conjunto por toda a equipe que atua no Laboratório de Fisiologia”, completa.

.