Esalq conquista cinco dos 18 trabalhos premiados no “Top Etanol”

Os vencedores receberão os prêmios em cerimônia marcada para 2 de junho, em São Paulo.

Alicia Nascimento Aguiar / Assessoria de Comunicação da Esalq

Foram definidos os vencedores da quinta edição do Prêmio Top Etanol. Foram 18 trabalhos vencedores em dez categorias. Cinco deles foram conquistados pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, enquadrados nas categorias Graduação e Pós-graduação Lato Sensu, Pós-graduação Stricto Sensu e Trabalhos Acadêmicos Publicados.

Os três primeiros lugares da categoria Graduação e Pós-graduação Lato Sensu estampam o nome da Esalq. A primeira colocação ficou para Ciro Mendes Sitta, com participação do orientador Marcos Milan, com o trabalho “Dimensionamento, análise de viabilidade e qualidade do sistema de preparo de solo profundo canteirizado na cultura da cana-de-açúcar”.  Em segundo lugar despontam Nilceu Piffer Cardozo, Ricardo Bordonal e Bernardo Y. Ide, com a participação do orientador Newton La Scalla Junior, com o trabalho “Sustentabilidade técnica e ambiental da irrigação da cana-de-açúcar em diferentes regiões brasileiras”. Em terceiro lugar surge Manuel Moreno Ruiz Poveda, com participação da orientadora Beatriz Acquaro Lora, com o trabalho “Sustentabilidade da biodigestão versus combustão para o tratamento de vinhaça”.

Já na categoria Pós-graduação Stricto Sensu, a Esalq garantiu a primeira colocação com o trabalho “Fornecimento de cana-de-açúcar e integração vertical no setor sucroenergético do Brasil”, de André da Cunha Bastos, com participação da orientadora Marcia Azanha Ferraz Dias de Moraes.

Finalmente, em segundo lugar na categoria Trabalhos Acadêmicos Publicados aparecem Adriana Marcela Silva Olaya, Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, Newton La Scala Junior, Carlos Tadeu dos Santos Dias e Carlos Clemente Cerri com o trabalho “Carbon dioxide emissions under different soil tillage systems in mechanically harvested sugarcane”.

A escolha dos vencedores do Top Etanol, que é uma iniciativa do Projeto Agora, uma das maiores ações de comunicação e marketing integrado do agronegócio brasileiro, ficou a cargo de 11 jurados divididos em três comissões: Jornalismo e Fotografia, Trabalhos Acadêmicos e Inovação e Tecnologia.

Os vencedores receberão os prêmios em cerimônia marcada para 2 de junho, no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo.