Museu Republicano reinaugura mostra com fotos de imigrantes japoneses

A mostra apresenta 96 imagens selecionadas de um rico acervo do fotógrafo nascido na cidade de Date, província de Hokkaido, Japão, em 05 de janeiro de 1908.

Da Assessoria de Imprensa do Museu Paulista da USP

Foto: Acervo Ryochi Katahira
Foto: Acervo Ryochi Katahira

O Museu Republicano Convenção de Itu, ligado ao Museu Paulista (MP) da USP, reinaugura a exposição Imigrantes japoneses nas fotografias de Ryochi Katahira. A mostra apresenta 96 imagens selecionadas de um rico acervo do fotógrafo nascido na cidade de Date, província de Hokkaido, Japão, em 05 de janeiro de 1908.

Katahira chegou ao Brasil recém-casado e acompanhado de sua esposa Hideko, no ano de 1934. Conhecedor da técnica fotográfica e da revelação teve oportunidade de registrar imagens de sua terra natal e de seus familiares. Ao longo da viagem capturou a sua passagem pela África, bem como, a chegada ao porto de Santos.

O imigrante deixou registrado o cotidiano nas áreas rurais de Marília, Porto Feliz e Itu que incluíram os trabalhos nas roças de algodão e de hortaliças. Também foram retratadas cenas do cotidiano, das casas onde moraram seus vizinhos, parentes e amigos.

Em 1950, já residindo em Itu, abandonou a atividade agrícola mudando-se para a cidade, onde instalou seu estúdio fotográfico, ofício que se dedicou com exclusividade até o falecimento em 1994.O conjunto dessas fotografias permite conhecer, sob o olhar de Ryochi, a trajetória de uma família de imigrantes japoneses no Brasil, suas experiências e realizações.

A exposição é resultante das pesquisas realizadas por Anicleide Zequini e Aline Antunes Zanata, do Museu Republicano “Convenção de Itu”, e do museólogo Ricardo Nogueira Bogus, do Museu Paulista, a partir do acervo iconográfico do próprio fotógrafo.

Esta exposição esteve aberta ao público nos dois museus em 2008, como parte das comemorações dos “100 anos da imigração japonesa ao Brasil”.

O Educativo e o Arquivo Histórico do Museu Republicano irão oferecer mediação em inglês, às quartas-feiras, com agendamento prévio, nos meses de junho e julho.

Serviço

O Museu Republicano “Convenção de Itu” está localizado na Rua Barão de Itaim, 67, Itu-SP. Seu horário de funcionamento é das 10 às 17 horas, somente de terça-feira a domingo. A mostra vai até agosto.

Agendamento para mediação em inglês: 4023-0240, ramal 3

Mais informações: http://goo.gl/h12U0s

Scroll to top