Grupo de pesquisa lança nova versão de jogo sobre a dengue

Nova versão do game "Contra Dengue 2 na Cidade" transmite noções sobre a prevenção da doença.

Fernanda Vilela / Comunicação do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais

O grupo de desenvolvimento de jogos Ludo Educativo lançou neste mês uma nova versão do game de combate a dengue, Contra Dengue 2 na Cidade, jogo que transmite noções sobre a prevenção da doença. Com gráficos otimizados, o desempenho geral do game foi melhorado pela equipe de programadores do grupo, além de possuir novos cenários e novos desafios.

A iniciativa do grupo Ludo Educativo resultou da parceria entre o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN/CNPq), com participação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen). O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) é uma das unidades integrantes do Centro.

Nessa nova versão, a protagonista, uma criança de 7 anos chamada Sofía, se aventura para combater os focos da dengue e acabar com os mosquitos transmissores da doença. Cobrir pneus com uma lona, colocar o saco de lixo no cesto e areia nos vasos para não acumular água são algumas das tarefas que devem ser feitas antes de se cruzar a porta e chegar ao próximo nível, onde mosquitos ainda maiores a esperam.

O novo Contra a Dengue 2 na Cidade teve a adição de dois mecanismos, incrementando o layout das 15 novas fases, mais do que a primeira versão do jogo. Gabriel Lima, desenvolvedor do grupo, explica que, dessa forma, cria-se um ambiente mais desafiador e diversificado ao game, baseado no raciocínio lógico e ágil. “O jogo agora contem fases mais curtas, com mais variedade de obstáculos a serem vencidos. Os chefes de fase também foram revistos, tendo seus estágios sutilmente modificados, de forma a enriquecer a experiência”, disse.

O game pode ser jogado online, a partir deste link. Além da versão principal, o jogo tem ainda um mini-game, onde o jogador precisa encontrar os 7 erros dentro das imagens do game.

Conscientização

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou recentemente dados atualizados sobre os casos de dengue na capital e no interior paulista. Segundo o balanço, o número de casos de dengue no Estado de São Paulo aumentou 61,92% em um mês. Entre janeiro e maio, foram registrados cerca de 55 mil casos da doença. Até o início de maio, havia cerca de 34 mil casos.

Segundo a secretaria, oito municípios paulistas reúnem 70% dos registros, ou 37.854 casos: Americana, Campinas, São Paulo, Jaú, Taubaté, Votuporanga, Santa Bárbara d’Oeste e Osasco.

Alexandre Rosenfeld, coordenador técnico do Ludo Educativo, ressalta a importância de desenvolver ferramentas de conscientização sobre o assunto. “Nosso objetivo é que a criança tome consciência da necessidade de se combater a dengue, além de aprender as melhores práticas e tomar atitudes dentro e fora de casa, tudo de uma maneira divertida e descontraída”, diz.

Sobre o Ludo Educativo

O grupo Ludo Educativo também é responsável por outros jogos, como o Ludo Simulado, uma preparação para o vestibular que pode ser jogado pelo celular ou tablet, e o Ludo Radical, em que os professores podem trabalhar com ferramentas lúdicas em sala de aula. Todos os games podem ser encontrados no endereço.

Os jogos são desenvolvidos pela spin-off Aptor Games, empresa que surgiu a partir do grupo de pesquisa na UFSCar, sob coordenação do professor Elson Longo, diretor do CDMF.