Paço das Artes recebe obras inéditas de Francis Bacon

Publicado em Artes por em

Do Jornal da USP

Desenhos do artista irlandês Francis Bacon (1909-1992)  compõem a exposição “Italian Drawings”, que será inaugurada no dia 16 de julho, no Paço das Artes. Inéditas no Brasil, as 35 obras em preto e branco e em cor, desenhadas a lápis e de tamanhos variados, estavam sob os cuidados do último companheiro do pintor, o jornalista italiano Cristiano Lovatelli-Ravarino. Por volta da década de 1980, Bacon, já septuagenário, presenteou o então namorado com uma série de desenhos, que ficaram guardados sigilosamente até o início dos anos 2000.

Apesar de terem sido feitos na última década de suas atividades, o artista retoma nos desenhos alguns temas da sua pintura da década de 1950, como os eclesiásticos, e imagens que fazem referência à crucificação. Sob a curadoria de Monika Burian e Serena Baccaglini, a coleção revela uma faceta pouco conhecida do pintor, que afirmou repetidas vezes que não desenhava.

Francis_Bacon
Foto: Divulgação
Desenhos inéditos do artista irlandês Francis Bacon chegam ao Brasil

As obras da coleção de Cristiano Lovatelli-Ravarino foram tema de mostras na Itália, Argentina, Chile, Portugal, México, Alemanha, República Tcheca, Taiwan e Inglaterra. Entre elas, destaca-se “A Ponta do Iceberg”, com curadoria do renomado pesquisador e crítico inglês Edward Lucie Smith, que estreou durante a Bienal de Veneza em 2009 e depois seguiu para outros países. A mostra ainda traz retratos de amigos.

“Italian Drawings”, de Francis Bacon, será inaugurada no dia 16 de julho e fica em cartaz até 7 de setembro, com visitação de terça a sexta, das 10 às 19 horas, e sábados e domingos, das 12h30 às 17h30, no Paço das Artes (av. da Universidade, 1, Cidade Universitária). A entrada é gratuita.

Mais informações: (11) 3814-4832

.