Esalq recebe equipamento para genotipagem de DNA único no Brasil

Publicado em Pesquisa, USP Online Destaque por em

Foto: Gerhard Waller
Plataforma Microarray Automatizada GeneTitan®

Caio Albuquerque / Assessoria de Comunicação da Esalq

O Laboratório de Biotecnologia Animal do Departamento de Zootecnia (LZT) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP passou a contar, oficialmente, com mais um equipamento que incrementará as pesquisas de genotipagem de DNA. Inserido no âmbito do Programa Parceiros da Esalq, a empresa Affymetrix assinou o termo de doação de uma Plataforma Microarray Automatizada GeneTitan®, no valor de US$ 250 mil. Já instalada no Laboratório, a plataforma é uma tecnologia nova na Esalq. “Essa doação está disponível para toda a comunidade de pesquisadores que tenham interesse em estudos de melhoramento. Trata-se de um equipamento único no Brasil, ótimo para avaliação de variação genética em plantas, animais e seres humanos. Com essa tecnologia é possível melhorar a eficiência e a abrangência das nossas análises”, conta Luiz Lehmann Coutinho, professor do LZT e coordenador do Laboratório.

Durante a assinatura do termo, estiveram presentes, pela Esalq, José Vicente Caixeta Filho, diretor da Escola; Luiz Lehmann Coutinho, coordenador do Laboratório; Horst Bremer Neto, chefe da Seção de Apoio Institucional, que coordena o programa Parceiros da Esalq. Pela Affymetrix, compareceram Claudio Mortensen, Diretor de Operações Comerciais da Affymetrix para América Latina e Thabata Caruzo, Especialista Técnica de Vendas da Affymetrix para América Latina. “Essa é a primeira doação do Parceiros da Esalq e contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)”, contou Horst Bremer Neto.

Na ocasião, o diretor da Esalq pontuou a importância dessa parceria. “É importante reiterar que esse é um tipo de iniciativa que não acontece de forma aleatória e vem reconhecer o trabalho da equipe do professor Coutinho que desenvolve um trabalho importante na área de genômica. Por outro lado, a Affmetrix é reconhecida em nível mundial e não faz isso como ação filantrópica, mas para viabilizar uma serie de desdobramentos positivos para a ciência do país”.

Foto: Gerhard Waller
Tecnologia foi doada no âmbito do Programa Parceiros da Esalq

De acordo com os representantes da empresa, a Affymetrix vê na doação do sistema para genotipagem e análise de perfis de expressão gênica para a Esalq, uma oportunidade para disponibilizar uma nova opção de tecnologia de ponta para toda a comunidade científica do Brasil. “O equipamento GeneTitan é um sistema que analisa com rapidez e confiabilidade, altos volumes de amostras para genotipagem ou análise de perfis de expressão gênica, a preços acessíveis, além de proporcionar maior confiabilidade em resultados que podem ser analisados facilmente através de softwares intuitivos e gratuitos disponibilizados no próprio website da Affymetrix”, declarou Mortensen.

A plataforma Axiom para genotipagem, utilizada no equipamento em questão, dá ao pesquisador uma ótima oportunidade para utilizar arrays comerciais da Affymetrix de alta qualidade, além de oferecer a facilidade de confecção de arrays específicos para cada organismo ou múltiplos organismos, de maneira rápida e simples, em virtude da colaboração  e proximidade entre o pesquisador e a equipe de design e bioinformática localizada na sede da Affymetrix em Santa Clara, na California.  “Assim, a doação do equipamento GeneTitan à Esalq associada a alta qualidade e flexibilidade da plataforma Axiom, vem oferecer contribuir para desenvolvimento da ciência no país”, complementou Thabata Caruzo.

Parceiros da Esalq

O Programa “Parceiros da Esalq” contempla a possibilidade de doação de recursos ou execução de serviços de construção, ampliação, adaptação, reforma, restauração, montagem e reequipamento de sala, laboratório ou espaço na Esalq, entre outros, pela empresa ou pessoa física participante. Por meio dessa iniciativa, a Esalq torna pública a parceria, permitindo a utilização de espaço para a divulgação da doadora, por meio de placa de agradecimento, instalada no local beneficiado pela doação. Desde junho de 2013, o programa já viabilizou a captação de doações que impulsionarão os setores beneficiados. Saiba mais em www.esalq.usp.br/parceirosdaesalq.

.