Mestrado Profissional em Matemática está com inscrições abertas

Curso visa aprimorar a formação profissional dos professores de matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública.

Estão abertas até o dia 5 de setembro as inscrições para a turma de 2015 do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Trata-se de um programa de pós-graduação gratuito que tem por objetivo aprimorar a formação profissional dos professores de matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública.

Coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática e reconhecido pelo Ministério da Educação, o PROFMAT é realizado por uma rede de instituições de ensino superior e oferece mais de 1,5 mil vagas em todo o território nacional. Na USP, o programa é de responsabilidade do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e conta com três polos: um em São Carlos, no próprio ICMC; um em São Paulo, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH); e o terceiro em Ribeirão Preto, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP). São oferecidas 20 vagas em cada um desses polos, sendo 16 delas exclusivas para professores da rede pública. As aulas são presenciais e ocorrem às sextas-feiras.

Os professores aprovados no processo seletivo que estejam ministrando aulas de matemática na rede pública têm direito a bolsa de estudos da Capes no valor mensal de R$ 1,5 mil durante dois anos. A bolsa de estudos está condicionada ao compromisso de permanência no ensino básico público de matemática por, pelo menos, cinco anos após a obtenção do título de mestre.

O ingresso no PROFMAT é feito por meio do Exame Nacional de Acesso. As inscrições devem ser feitas neste endereço mediante o pagamento de taxa de R$ 53,00. O exame consiste em uma única prova, a ser realizada no dia 1º de novembro, com 40 questões de múltipla escolha, cujo objetivo é avaliar os conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e algébricos/geométricos dos candidatos, de forma a aferir o domínio matemático necessário para cursar as disciplinas que compõem o curso.

Com informações da Assessoria de Comunicação do ICMC

Mais informações: (16) 3373-9638, site http://www.profmat-sbm.org.br/email posgrad@icmc.usp.br