ICMC recebe inscrições para o Programa de Incentivo às Ações de Extensão

Interessados poderão inscrever seus projetos de divulgação científica, materiais de divulgação e materiais educacionais.

Da Agência USP de Notícias

As inscrições para o Programa de Incentivo às Ações de Extensão do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, podem ser feitas até o dia 8 de agosto. Os grupos de pesquisa que inscreverem seus projetos nesse edital poderão receber um auxílio complementar de até R$ 2 mil para realizarem suas atividades de extensão.

O objetivo da iniciativa é estimular a cultura da socialização do saber acadêmico, oferecendo uma oportunidade para que os pesquisadores levem seus projetos ao conhecimento da sociedade. Por isso, o edital estabelece que os pesquisadores poderão inscrever seus projetos em uma das seguintes modalidades: divulgação científica (realização de reportagens, palestras e cursos); materiais de divulgação (folders e banners, por exemplo); e materiais educacionais.

Para estimular a participação no novo Programa e explicar aos pesquisadores como podem atuar em cada uma dessas modalidades de extensão, foi veiculada uma campanha de comunicação interna com o slogan “De olho na extensão”. A primeira peça da campanha mostrou como funciona o ciclo virtuoso da divulgação científica, apresentando a repercussão de uma das pesquisas realizadas no ICMC, a qual ganhou as páginas de diversos veículos de comunicação em todo o Brasil (clique aqui para conferir).

Em seguida, foram apresentados exemplos de materiais de divulgação produzidos para levar informação científica ao conhecimento do público leigo (clique aqui e veja os exemplos). Por último, foram mostrados materiais educativos que auxiliam o aprendizado de relevantes conceitos científicos (clique aqui para ver).

Além do auxílio financeiro complementar, quem for selecionado pelo edital do Programa também contará com o apoio de um estagiário da área de comunicação, especialmente designado para ajudar na produção dos materiais previstos no edital. O edital está disponível neste link . As inscrições podem ser feitas através neste endereço.

Mais informações: site http://icmc.usp.br/e/a98d4