Com novas atividades, Feira de Profissões aproxima alunos e carreiras

Organização prevê que mais de 50 mil pessoas devem participar dos eventos neste ano.
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Com o início do segundo semestre, os alunos em preparação para o vestibular se veem cada vez mais próximos do momento de escolher o curso para o qual se candidatarão. Buscando tirar dúvidas sobre carreiras e oportunidades que a Universidade oferece e dar mais confiança aos vestibulandos para a decisão, começa amanhã, 7 de agosto, a oitava edição da Feira de Profissões da USP. O evento, já conhecido pelas escolas de Ensino Médio e cursos preparatórios, é uma oportunidade única aos interessados em ingressar em um dos sete campi da capital e interior que formam a USP.

Organizada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), por meio do Programa USP e as Profissões, neste ano a Feira traz diversas novidades aos candidatos. Até sábado, espera-se que o Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) da USP receba mais de 50 mil participantes.

Segundo a Chefe da Divisão de Ação Cultural da PRCEU, Juliana Maria Costa, um dos principais objetivos do evento é atrair um grande número de da rede pública de ensino. “No ano passado tivemos cerca de 58 mil estudantes participando. Foi pensando neles que nós desenvolvemos novas atividades que aproximam os alunos da realidade dos cursos e despertam o interesse para oportunidades que só a USP pode oferecer”, conta.

Entre as novidades da programação está a Sala de Bate Papo, espaço concebido para estimular um diálogo informal entre os futuros uspianos e seus professores. “Esse espaço privilegiado vai permitir que os alunos tenham contato direto com a área desejada e um canal aberto de comunicação com os professores que eles podem vir a ter. Ao mesmo tempo e no mesmo espaço, vamos poder presenciar professores e interessados de diferentes áreas do conhecimento trocando experiências sem tantas formalidades”, ressaltou.

A Feira de Profissões deste ano contará também com um espaço dedicado exclusivamente aos professores de Ensino Médio que virão com seus alunos – o objetivo é tornar o evento agradável e agregador também para os mestres. “No ‘Espaço do Educador’ os professores vão ter mais contato com as oficinas e os cursos de extensão ligados à formação de educação básica, além de obter informações sobre os acervos, museus e atividades culturais da USP. O objetivo é fazer desse momento uma oportunidade para o professor se aprimorar e retornar esse conhecimento de alguma forma para os seus próprios alunos”, contou Juliana.

Inclusão e informação

Segundo Juliana, que é uma das organizadoras da Feira, no evento também serão apresentados e esclarecidos os diferentes benefícios concedidos aos alunos na prova da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que seleciona alunos para a USP, e os programas de apoio à permanência estudantil da Universidade. “Nós vamos explicar a diferença entre os programas de inclusão social existentes e alertar sobre as modificações que ocorreram neste ano, como, por exemplo, a alteração no benefício proporcional aos alunos provenientes de escolas públicas”, conta ela.

(Leia mais sobre os programas de inclusão em USP registra recorde de ingressantes da escola pública em 2014)

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

O programa da Feira também conta com os tradicionais shows da Física e da Química e dinâmicas de orientação vocacional oferecidas pelo Instituto de Psicologia (IP) da USP. “O maior objetivo da feira é fornecer condições para que os estudantes tenham embasamento na hora optar pela carreira profissional e pelo curso superior que desejam seguir”, resumiu a Chefe da Divisão de Ação Cultural da PRCEU.

O evento de três dias de duração conta com a colaboração de dezenas de funcionários e professores da USP. Além disso, os próprios estudantes estarão nos estandes, oferecendo sua contribuição sobre os cursos, o mercado de trabalho e atividades extra-curriculares.

Serviço

A Feira de Profissões da USP acontece de 7 a 9 de agosto, das 9 às 17 horas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site do evento. O Parque CienTec está localizado na Avenida Miguel Stéfano, 4.200, na Água Funda (vizinho ao Jardim Botânico e ao Jardim Zoológico). Mais informações pelo email uspprofi@usp.br.

Reportagem especial

Ex-alunos de escolas públicas que foram aprovados no exame da Fuvest relataram as principais dificuldades encontradas tanto para conseguir a vaga pretendida, como para decidir qual curso seguir. Confira a série especial criada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e conheça a história destes estudantes e dos professores que marcaram sua trajetória escolar.