Cursos aproximam artes de crianças e jovens e ajudam na formação de alunos

Publicado em Artes, USP Online Destaque por em

Ana Luiza Tieghi / Revista Espaço Aberto

Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

O Departamento de Artes Plásticas (CAP) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) oferece desde 2008 cursos abertos para toda a sociedade, como forma de aproximar a arte e a Universidade do público em geral.

No segundo semestre deste ano, são três cursos que trabalham com diversas áreas das artes plásticas, como gravuras e cerâmica, além de dois cursos voltados exclusivamente às crianças e adolescentes. São eles: Fundamentos da Cerâmica, Gravura em Metal, Desenho de Observação, Ateliê de Artes para Crianças e Vivências com a Arte para Jovens e Adolescentes.

Os três primeiros cursos se iniciam já em agosto e tiveram as inscrições finalizadas, porém ainda é possível se inscrever para os cursos voltados para crianças e jovens, que são gratuitos e começam respectivamente nos dias 9 e 12 de setembro. As inscrições vão até o dia 5 de setembro ou o total preenchimento das 60 vagas disponíveis.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A professora Christina Rizzi coordena o Ateliê de Artes para Crianças, que tem como alvo os pequenos entre 7 e 12 anos de idade. Como ela explica, o projeto se chama “Nosso Ateliê é Animado” e realiza atividades às terças-feiras, entre os dias 9 de setembro e 2 de dezembro. Os participantes são divididos em duas turmas, cada uma com 20 vagas. A turma da manhã fica sob coordenação de Christina, enquanto no período da tarde é a professora Dália Rosenthal que preside o projeto.

“Cada semestre tem uma atividade diferente, porque depende também do interesse dos alunos que se inscrevem. Mas temos atividades que envolvem desenho, pintura, gravura, cerâmica, trabalhos com movimento corporal, com solo, novas tecnologias, além de toda essa parte audiovisual que também desenvolvemos”, afirma Christina, que ainda conta que os alunos recebem noções teóricas e práticas de arte durante o curso.

Para aqueles que já passaram da infância, o curso Vivência e Arte para Jovens e Adolescentes recebe pessoas entre 13 e 18 anos, que se encontram nas tardes de sexta-feira, entre os dias 12 de setembro e 5 de dezembro, sob coordenação da professora Sumaya Mattar.

Além de possibilitar o contato de crianças e adolescentes com as artes plásticas e o ambiente universitário, os cursos são fundamentais no processo de formação de futuros professores de artes, que sairão da licenciatura da unidade, pois permite a vivência dos alunos do CAP com aqueles que um dia serão seus alunos.

Mais informações

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No Ateliê de Artes para Crianças, são duas turmas distintas que se reúnem sempre às terças-feiras, pela manhã e à tarde. As inscrições são gratuitas e os alunos deverão trazer o material a ser utilizado em sala de aula. São 20 vagas na turma da manhã (das 9 horas às 10h30) e 20 vagas na turma da tarde (das 14 horas às 15h30). As aulas, voltadas para crianças de 7 a 12 anos, acontecem de 9 de setembro a 2 de dezembro.

Vivências com a Arte para Jovens e Adolescentes é um curso de extensão dirigido a jovens e adolescentes entre 13 e 18 anos. O curso constitui-se de experiências individuais e coletivas voltadas para a produção artística e a apreciação estética, articuladas em torno de obras, linguagens e procedimentos artísticos diversos, tais como: desenho, gravura, pintura, escultura, modelagem, fotografia, vídeo e instalação, além de propostas de caráter interdisciplinar envolvendo artes plásticas, música, teatro, conto e linguagem corporal. As aulas acontecem às sextas-feiras, das 14h30 às 16h30, de 12 de setembro a 5 de dezembro.

Como se inscrever

Para se inscrever nos cursos Ateliê de Artes para Crianças e Vivência e Arte para Jovens e Adolescentes é preciso ir até o Departamento de Artes Plásticas da ECA, localizada na av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, com a ficha de matrícula que está disponível no site do departamento preenchida, cópia do RG ou certidão de nascimento e uma foto 3×4.

Mais informações: (11) 3091-4430, site http://www.cap.eca.usp.br, email extensao.cap@usp.br

.