Hospital das Clínicas convida mulheres com fibromialgia para estudo clínico

Publicado em Saúde por em

O Laboratório de Avaliação e Condicionamento em Reumatologia do Hospital das Clínicas (HC), da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), convida mulheres com Fibromialgia para participarem de pesquisa clínica. Segundo a reumatologista Fernanda Lima, o estudo irá comparar a eficácia e segurança terapêutica do exercício com o tratamento medicamentoso.

A Fibromialgia é uma síndrome comum em que a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. A doença está diretamente ligada também à fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade. De causa desconhecida, a síndrome é mais comum em mulheres do que em homens, em especial naquelas entre 20 e 50 anos.

As interessadas devem ter idade acima de 20 anos, Índice de Massa Corporal – IMC menor ou igual a 30 , não realizarem tratamento medicamentoso para a doença, não serem usuárias de antidepressivos e nem realizarem atividade física regularmente, nos últimos seis meses.

Informações e inscrições para triagem pelo telefone (11) 2661-8022 ou pelo email: rpc.ribeiro@usp.br. O estudo acontecerá no Laboratório de Avaliação e Condicionamento em Reumatologia, em funcionamento no Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas, na Avenida Enéas de Carvalho Aguiar, 155, próximo à Estação Clínicas do Metrô.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Instituto Central do HC

Mais informações: (11) 2661-8022, email rpc.ribeiro@usp.br

.