Aluno do Departamento de Música da ECA é premiado em concurso internacional de composição

Hanon Rossi recebeu o primeiro lugar da categoria Júnior da quinta edição da International Antonín Dvořák Composition Competition.

Letícia Miti Koizumi Sakata / Laboratório Agência de Comunicação

O aluno Hanon Rossi, do terceiro ano do curso de Composição do Departamento de Música (CMU), recebeu o primeiro lugar da categoria Júnior do quinto International Antonín Dvořák Composition Competition (IADCC), um dos mais importante concursos de composição mundiais.

O concurso foi realizado em duas fases, 2013 e 2014, tendo Hanon Rossi recebido em 2013 o segundo lugar, como mais jovem compositor premiado pela competição, aos 20 anos de idade. Como resultado do concurso de 2013, ele foi convidado a participar da segunda fase do concurso, em que foram selecionados 20 jovens compositores advindos de diversos países.

Hanon explica como foi o esquema de competição:

“Em 2013 eu já fora noticiado por ter ganho o segundo lugar no concurso, na época o mais jovem premiado da competição, aos 20. Como resultado deste prêmio, fui convidado a retornar ao concurso no ano seguinte, diretamente ao segundo “round”, para o qual selecionaram 20 competidores dentre todos os inscritos no primeiro “round”. O esquema da competição se deu no Conservatório de Praga, onde por cinco dias corridos tivemos de compor duas peças, com bases em temas revelados somente na ocasião, e de uso obrigatório. Das duas peças, uma era livre em forma e instrumentação, e a outra precisava seguir um dos modelos tradicionais permitidos (Tema com variações, Fuga, Cânone ou Passacaglia), com restrição de instrumentação a um instrumento de teclado com no máximo (se desejado) um instrumento não polifônico adicional”.

Como parte da premiação, a orquestra “Karlovy Vary Symphony Orchestra” (conhecida orquestra checa) fará a estreia de uma obra sua durante uma das próximas edições do concurso (a sexta ou sétima, portanto em 2015 ou 2016).