Docente da FFLCH lança versão em alemão de livro sobre Holocausto

Publicado em Cultura por em

Da Agência USP de Notícias

No dia 11 de setembro, as partir das 19 horas, na Embaixada do Brasil, em Berlim, na Alemanha, será realizado o lançamento da versão em alemão do livro Cidadão do Mundo. O Brasil diante do Holocausto e dos judeus refugiados do nazifascismo – 1933-1948, (Weltbürger – Brasilien und die jüdischen Flüchtlinge 1933-1948, Tradução de Marlen Eckl. Berlim: LIT Verlag,; Fapesp, 2014.).

O livro, de autoria da professora Maria Luiza Tucci Carneiro, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e coordenadora do Arquivo Virtual do Holocausto (ArqShoah), será lançado também em outras cidades alemãs: no dia 16 de setembro, às 19h30, em Marbach. Em 18 de setembro é a vez de Munique sediar uma apresentação sobre a obra, a partir das 19 horas.

Em seu livro, a professora Maria Luiza analisa, sob uma perspectiva nova e multifacetada e considerando o contexto histórico e político internacional, a ambiguidade da política brasileira diante do holocausto e dos judeus refugiados do nazifascismo. Fundamentada em ampla documentação histórica e testemunhos orais, a autora reconstitui a postura antissemita e xenófoba dos governos de Getúlio Vargas e de Eurico Gaspar Dutra, exemplificando, em casos individuais, seus impactos diretos sobre refugiados judeus.

A obra é uma contribuição importante para a pesquisa sobre o antissemitismo, possibilitando uma visão da política de imigração do Brasil e de outros países latino-americanos nesse período, a qual era extremamente restritiva diante os judeus e cujos detalhes são quase desconhecidos na Alemanha. O programa do lançamento foi organizado pela Sociedade Brasil-Alemanha.

O endereço da Embaixada do Brasil em Berlim é Wallstraße 57, 10179 Berlim-Mitte. A entrada é livre, mas é necessário confirmar presença pelo email dbg.berlin@topicos.de ou pelo telefone 030-224 881 44 ou fax 030-224 881 45.

Mais informações: email malutucci@gmail.com, com a professora Maria Luiza Tucci Carneiro

.