Esalq recebe estudantes do ensino fundamental no Projeto Pesquisadores Mirins

Publicado em Educação por em

Da Agência USP de Notícias

Para contribuir com os estudos do jovem escolar, além de despertar nele o prazer pela pesquisa, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, por meio do Programa Aprender com Cultura e Extensão, traz à instituição estudantes do ensino fundamental na faixa etária entre 13 e 14 anos, para participarem do Projeto Pesquisadores Mirins. Os conteúdos do projeto têm associação com o aprendizado escolar desses alunos e são apresentados de forma expositiva e prática, finalizando com atividades e visitas aos departamentos. As inscrições devem ser feitas entre 15 e 22 de setembro pelo telefone (19) 3429-4305 ou email museulq@usp.br.

Inicialmente, a dinâmica consiste em conhecer as peças do Museu Luiz de Queiroz para, depois, os alunos escolherem uma peça (tema) que mais desperte a curiosidade deles, pois, essa escolha já consiste num processo que faz parte dos objetivos do projeto. A partir de então, os jovens escolares percorrerão desde a história do seu inventor, época, o princípio da máquina ou tema e como está atualmente.

A cada semestre o projeto atende um grupo de 20 alunos. As atividades são realizadas sempre às terças-feiras, das 13h30 às 17h00, no Museu Luiz de Queiroz. O início para a próxima turma está previsto (marcado) para 23 de setembro e as atividades se estenderão até 2 de dezembro.

Desde 2005, cerca de 250 alunos participaram do Pesquisadores Mirins que já trabalhou temas como Microscópio: O mundo invisível; Disco de Newton; Máquina fotográfica; Cultura do café; Teodolito; Parafuso de Arquimedes; A Química na vida; entre outros.

A responsável pelo projeto é a professora Sônia Maria de Stefano Piedade, do Departamento de Ciências Exatas (LCE) da Esalq, a educadora Célia Regina Vello, do Museu Luiz de Queiroz é co-responsável, e como bolsista do Aprender com Cultura e Extensão, encontra-se a graduanda do curso de Gestão Ambiental, Laíssa Ramos dos Reis.

A realização é da Comissão (CCEx) e do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx) da ESALQ e do Museu “Luiz de Queiroz”.

Mais informações: (19) 3429-4305 ou email museulq@usp.br

.