Hospital Universitário ganha centro cirúrgico inteligente

Publicado em Saúde por em

O Hospital Universitário (HU) da USP ganhou, no dia 22 de setembro, o Centro Cirúrgico Inteligente, com tecnologia de ponta, fundamental para melhorar a atenção aos doentes e aprimorar a formação de novos cirurgiões. O investimento, de cerca de 4 milhões de reais, foi doado ao HU a partir de um projeto coordenado pelo médico Miguel Srougi, do Departamento de Cirurgia da FMUSP. Estiveram presentes na inauguração membros do corpo diretivo e professores das unidades, além dos doadores, o médico Aloysio Faria e a diretoria da Schain Engenharia.

Para Srougi, “essa modernização tecnológica em um hospital universitário tem um significado maior, já que remete ao setor acadêmico e universitário o papel perdido nos últimos anos, o de agente propulsor das inovações na área de assistência médica em saúde pública”. Com as tecnologias avançadas instaladas será possível realizar procedimentos minimamente invasivos, integrando a assistência à saúde ao ensino. “Esse fato é um diferencial em relação aos hospitais universitários, integrando a incorporação tecnológica, o ensino e o SUS, além de permitir pesquisas na área de videocirurgia”, explica o cirurgião José Pinhata, diretor do Departamento Médico do HU.

“Essa melhoria é muito significativa para a instituição, que tem como missão o ensino, a assistência e a pesquisa. Com essas tecnologias os profissionais do HU terão melhores condições para a assistência e o ensino”, diz a superintendente do HU, professora Sandra Grisi. Equipado com sistema de transmissão de imagem para locais remotos, permitindo o ensino da cirurgia à distância, equipamentos para cirurgias minimamente invasivas (laparoscopia, endoscopia), esse novo Centro Cirúrgico será utilizado pela equipe de cirurgiões para a realização de procedimentos videoassistidos em todas as áreas e especialidades da medicina.

O Centro também promoverá a inserção do ensino do hospital e, consequentemente, do atendimento ao paciente, ao que existe de mais moderno na cirurgia. Com essas tecnologias de ponta os residentes poderão treinar melhor e compreender os avanços dos últimos anos, informa o cirurgião Srougi. Atualmente, o HU realiza em média 500 cirurgias mensais. Com o novo centro cirúrgico será possível ampliar mensalmente em cerca de  duzentas cirurgias de média e alta complexidade.

Com informações da Assessoria de Imprensa do HU

Mais informações: (11) 5090-0590

.