Site criado no Cietec oferece a alunos serviço gratuito de impressão e cópia

Universitários cadastrados podem realizar cópias e impressões gratuitas, pagas por patrocinadores do site.

Júlio Bernardes / Agência USP de Notícias

A Jacopiei, empresa incubada no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec), instituição ligada à USP, oferece fotocópias e impressões de graça a estudantes universitários cadastrados na internet. Os serviços realizados em empresas copiadoras nas faculdades são patrocinados por anunciantes, que veiculam publicidade de seus produtos ou serviços junto com as folhas de cópia ou impressão. A empresa se baseia em um modelo de negócio chamado “freevertising”,  ou seja, utilizar os benefícios de um serviço para oferecer um outro gratuitamente. Atualmente em testes, os serviços da Jacopiei deverão estar em pleno funcionamento até o final do ano.

“Por meio do serviço, o estudante se conecta com o anunciante interessado em obter veiculação publicitária”, conta Antonio Pugliese, diretor comercial da empresa. Em parceria com a Poli Jr., empresa júnior da Escola Politécnica (Poli), a Jacopiei desenvolve um software que permitirá cruzar enorme quantidade de informações, criando assim, um banco de dados para o projeto. “Toda a nossa infraestrutura funcionará na rede web e servirá para gerenciar todos os componentes do projeto: as copiadoras parceiras, os usuários e os anunciantes”.

O serviço atualmente se encontra em uma fase de teste entre os alunos da USP em São Paulo. Junto com a ECA Jr., empresa júnior da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, foi criado um hotsite e uma página no Facebook para testar a aceitação. “Aos 150 primeiros estudantes que se cadastrarem na fase de testes, serão oferecidos 50 fotocópias ou impressões gratuitas na copiadora Multioficio, localizada na ECA”, afirma Pugliese.

Os estudantes que queiram se cadastrar na Jacopiei devem entrar na rede adquirindo um cartão de reconhecimento em uma das copiadoras parceiras do serviço. Em seguida, o usuário deve se cadastrar no site www.jacopiei.com e preencher um questionário para a definição do perfil. “Depois do cadastro é só aguardar notificações informando patrocinadores interessados em seu perfil e chegar em uma copiadora parceira com seu cartão de reconhecimento para tirar as cópias ou as impressões que o anunciante liberou para ele de forma gratuita”, acrescenta o diretor comercial.

Perfil

O usuário poderá ter diversos anunciantes que patrocinarão um determinado número de folhas. “Foi definido também um limite diário de cópias e impressões devido a Lei de Direitos Autorais”, observa Pugliese. “Todos os estudantes terão uma página de perfil no site onde poderão acompanhar quem está patrocinando as suas copias e impressões e qual o saldo que ele possui e um extrato com as informações de usos anteriores”.

As informações do cadastro de usuários farão parte de um banco de dados para os anunciantes. “Eles poderão decidir o quanto gastar, pois o serviço terá um preço por usuário, sendo assim, ele poderá escolher quantos usuários atingir e o quanto gastar para a sua promoção”, diz o diretor comercial. Também será possível escolher a tipologia do público-alvo, geolocalizar os anúncios e fazer pesquisa de mercado sobre seus produtos, por meio de perguntas direcionadas aos usuários.

“Há ainda a possibilidade de realizar promoções, tais como descontos, cortesias, cupons, etc”, acrescenta Publiese. Os anunciantes poderão verificar em tempo real como está indo a sua campanha de publicidade por uma página personalizada no nosso sistema via web e terão relatórios periódicos sobre seu desempenho publicitário.

O projeto vem sendo apresentado às copiadoras da USP e após a fase de testes, a implantação definitiva deve acontecer até o final do ano. “O teste, além de avaliar a aceitação por parte dos estudantes será muito útil para encontrar patrocinadores que possam acreditar no projeto”, o diretor da Jacopiei. “Depois da USP, o objetivo é ofertar o serviço em diversas universidades particulares e públicas do Estado de São Paulo. No futuro, poderão ser criadas franquias para levar o projeto a todo o Brasil”.

Mais informações: email jacopiei@gmail.com