Pesquisa da FOB recruta pediatras da rede pública de Bauru

Publicado em Pesquisa por em

Da Agência USP de Notícias

Trinta pediatras da Secretaria Municipal de Saúde de Bauru (interior de São Paulo) estão sendo convidados para participar da pesquisa Fonoaudiologia e Pediatria – Conhecimento de pediatras sobre o desenvolvimento da linguagem. Os estudos fazem parte da dissertação de Mestrado em Fonoaudiologia da pediatra Alessandra Nicolas Cesar de Medeiros, sob orientação da professora Simone Aparecida Lopes-Herrera, na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP.

O principal objetivo da pesquisa é avaliar o conhecimento dos pediatras sobre o desenvolvimento da linguagem infantil antes e depois da visualização de um website específico sobre o tema. O blog foi elaborado no programa de pós-Graduação em Fonoaudiologia da FOB, em pesquisa realizada sob orientação da professora Luciana Paula Maximino, que auxilia neste estudo. O objetivo secundário é avaliar se o website acrescentou algum conhecimento para os profissionais.

Os pediatras serão entrevistados pela pesquisadora, em seus locais de trabalho (ambulatório ou pronto-socorro). Serão aplicados três questionários, sendo o primeiro com o perfil profissional; o segundo e o terceiro serão avaliativos, com perguntas objetivas, antes e após a visualização do website, sobre o conteúdo do mesmo. Para cada questionário, serão dados até 30 minutos para preenchimento dos mesmos. Após a coleta de dados, será realizada análise descritiva e comparativa dos questionários.

Podem participar pediatras com especialização ou clínicos gerais que atendam em pronto-atendimentos ou plantão. Os questionários e mais informações sobre a pesquisa podem ser acessados no website. Para chegar aos questionários, é preciso clicar em “Avalie este site – Pediatras”, na aba direita. O prazo previsto para as respostas é até 30 de outubro.

Mais informações: site http://www.fonopediatria.com

.