Fapesp Week na Alemanha debate pesquisa colaborativa com o Brasil

Professores da USP estão entre os cientistas que irão discutir avanços e parcerias nas áreas de biotecnologia, nanotecnologia, fotônica, energia e meio ambiente.

A Alemanha, país com o qual o Brasil tem longa tradição de parceria na área de ciência e tecnologia, vai sediar a próxima edição da Fapesp Week, simpósio que reunirá pesquisadores dos dois países entre os dias 15 e 17 de outubro em Munique, capital do Estado da Baviera.

Entre os pesquisadores brasileiros estão os professores da USP Denis Vinicius Coury, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Marie-Anne Van Sluys, do Instituto de Biociências (IB), e Ricardo Abramovay, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA).

O evento é promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) em conjunto com o Centro Universitário da Baviera para a América Latina (BAYLAT). Durante três dias, pesquisadores de ambos os países estarão reunidos no Deutsches Museum, um dos mais importantes da Alemanha, para discutir estudos nas áreas de biotecnologia, nanotecnologia, fotônica, energia e relações entre sociedade e meio ambiente.

Apesar do sólido relacionamento já existente entre pesquisadores do Estado de São Paulo e da Alemanha, o simpósio terá como objetivo aumentar ainda mais os estudos e projetos feitos em cooperação com universidades e institutos de pesquisa daquele país.

Para isso, pesquisas apoiadas pela Fapesp serão apresentadas e debatidas com pesquisadores de diferentes instituições alemãs. Do mesmo modo, cientistas alemães vão mostrar um pouco do que fazem atualmente em áreas complementares à pesquisa desenvolvida em São Paulo com apoio da Fundação.

O simpósio em Munique faz parte de um esforço contínuo da Fapesp pela internacionalização da pesquisa brasileira. Para isso, a Fundação tem feito acordos com instituições de pesquisa internacionais, além de agências de fomento e empresas em países conhecidos pela alta qualidade de sua produção científica e tecnológica.

Desde 2011, a Fapesp já organizou simpósios científicos nesses mesmos moldes em Washington, Morgantown, Cambridge, Charlotte, Chapel Hill, Raleigh (Estados Unidos), Toronto (Canadá), Salamanca e Madrid (Espanha), Tóquio (Japão), Londres (Reino Unido) e Pequim (China).

A programação completa do evento pode ser conferida neste endereço. A participação é aberta ao público, mediante inscrição.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Fapesp

Mais informações: site http://fapesp.br/week2014/munich/program