USP e Universidade de Toronto fortalecem laços em conferência

Conferência "Global Cities Joint Conference USP & UofT", realizada nesta quinta-feira, dia 23, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP teve o tema 'Cidades Globais, Universidades e Inovação'.

Sylvia Miguel / Jornal da USP

Foto: Francisco Emolo/Jornal da USPMeric Gertler, Universidade de Toronto
Foto: Francisco Emolo/Jornal da USP
Meric Gertler, Universidade de Toronto

“A conferência é um amadurecimento dos encontros iniciados há cerca de dois anos, quando estive aqui pela primeira vez”, lembrou o presidente da Universidade de Toronto (UofT, na sigla em inglês), Meric Gertler, cargo equivalente ao de reitor, durante a Global Cities Joint Conference USP & UofT, cujos trabalhos foram iniciados nesta quinta-feira, dia 23, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. Com o tema “Cidades Globais, Universidades e Inovação”, o evento reuniu no primeiro dia mais de cem pesquisadores das duas instituições.

“Naquele encontro inicial, rapidamente identificamos uma série de temas e interesses comuns. Esta conferência internacional é a evolução daquelas discussões e uma oportunidade real de reunir colegas e planejar projetos conjuntos”, disse Gertler ao Jornal da USP.

A sessão desta quinta-feira, aberta ao público, apresentou no auditório da FEA as quatro linhas de pesquisas que nortearão os projetos bilaterais: a universidade e a cidade; infraestrutura, resiliência e sustentabilidade; cidades saudáveis; e questões socioeconômicas.

“Este é o amadurecimento de uma iniciativa de dois anos atrás, quando fixamos alguns tópicos de pesquisas em áreas como neurociências e cidades globais. Temos uma variedade de pesquisas nesses campos, tanto na Universidade de Toronto quanto na USP, mas muitas não estão sincronizadas. Um programa comum ajudará a sincronizar pesquisadores e áreas multidisciplinares”, confirmou o reitor Marco Antonio Zago.

Foto: Francisco Emolo/Jornal da USPMeric Gertler, Universidade de Toronto e o reitor Marco Antonio Zago
Foto: Francisco Emolo/Jornal da USP
Meric Gertler, Universidade de Toronto e o reitor Marco Antonio Zago

Os encontros realizados há dois anos, também na FEA, resultaram num edital em que as duas universidades colocaram recursos em projetos de cooperação mútua. “Queremos fortalecer esta ação com projetos mais ambiciosos e financiamentos mais vultosos. Esperamos que ao final desta conferência tenhamos grupos bilaterais que irão elaborar projetos para buscar financiamentos junto à Fapesp e aos órgãos de fomento do Canadá”, disse Zago.

O reitor da UofT vislumbra o início das submissões de trabalhos já “nos próximos meses” para que as duas instituições possam “avançar rapidamente nessa agenda de pesquisas”. Ainda não há valores determinados para os investimentos nas pesquisas conjuntas. “Mas as contribuições virão das duas universidades e também de órgãos de financiamento governamentais e não governamentais”, disse Gertler.

O evento prossegue nesta sexta-feira, dia 24, quando os pesquisadores que se dedicaram a cada um dos quatro temas discutirão oportunidades de sinergia entre os assuntos. A cobertura completa da Global Cities Joint Conference USP & UofT pode ser vista na edição do Jornal da USP que circulará a partir do dia 10 de novembro.